Governo Estadual mantém referência para maternidade na Santa Casa do Rio Grande
A Maternidade da Santa Casa do Rio Grande continuará atendendo pelo Sistema Único de Saúde (SUS), conforme decisão pactuada em reunião realizada com gestores da região Sul e o Governo Estadual, na quinta-feira (28). Os resultados da discussão ainda precisam ser validados na próxima reunião da CIB (Comissão Intergestores Bipartite) composta por gestores do Governo do Estado e dos municípios, na próxima semana. O encontro com o Estado avaliou as consequências para Rio Grande e municípios da Zona Sul, em função das interrupções no funcionamento da área materno infantil.
A titular da Secretaria de Saúde em Rio Grande, Zelionara Branco, participou do encontro e disse que o município, assim como São José do Norte, permanecerá atendendo na área materno-infantil tanto no HU/FURG, como na Santa Casa, na categoria de baixo risco enquanto as negociações permanecem. Os demais municípios da região que acessam esse serviço na Santa Casa serão direcionados para outros estabelecimentos.
O HU/FURG também continuará como referência para alto risco gestacional no atendimento para a microrregião Sul (Rio Grande, São José do Norte, Santa Vitória e Chuí). Outras questões foram abordadas na reunião, como condições, capacidade e efetiva realização nos atendimentos, as taxas que envolvem a área materno-infantil e portarias recentes divulgadas pelo Ministério da Saúde.
O governo estadual permanecerá avaliando as condições de atendimento da Santa Casa. “Há necessidade de melhorias estruturais, garantia de equipe completa, a fim de garantir atendimento com qualidade as gestantes. Nosso compromisso é com a saúde das gestantes e seus bebês”, citou a secretária Zelionara.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Santa Casa do Rio Grande