Governo estadual projeta investimentos para melhorar estrutura dos hospitais de pequeno porte
Secretária Arita explicou que iniciativa deverá desafogar o atendimento dos grandes hospitais
Até o início de setembro, o governo do Estado deve comunicar o investimento de R$ 30 milhões para melhorar a estrutura dos hospitais de pequeno porte, com até 50 leitos, no Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (10/8) durante a reunião da Associação dos Municípios da Zona Sul do Estado (Azonasul) no Auditório Festival de Inverno de São Lourenço do Sul.
O evento reuniu prefeitos e secretários dos 23 municípios que fazem parte da Azonasul, entidade que busca fortalecer a região, em uma tarde de debates sobre políticas e serviços para a população. A titular da Secretária da Saúde (SES), Arita Bergmann, destacou a união do Estado com os municípios no atendimento às demandas e na criação de políticas públicas.
“É fundamental que melhoremos a estrutura dos pequenos hospitais, até para desafogar o atendimento dos grandes”, explicou Arita. Ela indicou ainda que os recursos deverão ser usados tanto em compra de equipamentos como em reformas.
A secretária também destacou o apoio do Estado à melhoria da estrutura das unidades básicas de saúde, voltadas para atenção primária. Em 2023, R$ 30 milhões serão repassados aos municípios pelo programa Avançar. Os recursos servirão para reforma e ampliação de 100 UBS que fazem parte da Rede Bem Cuidar.
Arita destacou a proposta de transferência de recursos aos consórcios de saúde municipais para a oferta da Telemedicina e de serviços para atender vazios assistenciais no Estado. Tratou também de iniciativas como a criação de sete centros macrorregionais de atenção à saúde da mulher e de 30 centros de atendimento ao idoso.
“Temos problemas para enfrentar, mas é como diz o slogan da gestão: o futuro nos une. Juntos, Estado e municípios podem fazer a diferença na vida das pessoas”, afirmou.
Em seguida, foi realizada a entrega dos certificados de UBS Amiga do Idoso a 12 unidades básicas de saúde do Sul do Estado que fazem parte da Rede Bem Cuidar e que alcançaram indicadores para a promoção do envelhecimento saudável. Cinco delas receberam o Selo Bronze, primeiro nível da certificação; outras sete ganharam o Selo Prata, que atesta a conquista de um conjunto mais avançado de ações.
UBS certificadas
Selo Prata:
- Chuí
- Morro Redondo
- Pedras Altas
- Pinheiro Machado
- Rio Grande
- São José do Norte
- Turuçu
Selo Bronze:
- Capão do Leão
- Pedro Osório
- Pelotas
- Rio Grande
- Piratini
Ascom SES RS
Foto: Itamar Aguiar/Ascom SES RS