Governo mobiliza unidades móveis de saúde do Sesi-RS para atender a população atingida pelas enchentes
A parceria com o Sesi-RS foi viabilizada pela secretarias de Desenvolvimento Econômico e da Saúde
Em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e da Saúde (SES RS), a partir desta sexta-feira (8/9), o Serviço Social da Indústria (Sesi/RS) enviará para munícipios afetados pelas enchentes cinco unidades móveis de saúde equipadas para prestarem atendimento clínico à população.
As unidades começaram a se deslocar a partir do meio-dia para os municípios de Bento Gonçalves (Linha Alcântara), Cruzeiro do Sul, Estrela e Venâncio Aires. No total, serão 27 profissionais, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e assistentes sociais. Os médicos que prestarão atendimento serão disponibilizados pelas prefeituras locais.
Os veículos disponibilizados pelo Sesi-RS, que é administrado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), adotarão uma logística de emergência, priorizando localidades estratégicas que estejam com acesso por terra liberado. Desse modo, o atendimento às comunidades poderá ser realizado o mais rápido possível. A Fundação de Bancos Sociais da Fiergs também participa da ação com a doação de alimentos e itens de primeira necessidade.
O médico e gerente da área de Saúde do Sesi/RS, Antonino Germano, informou que mais unidades móveis de saúde podem ser enviadas para outros municípios, desde que haja acesso aos locais. Ele também destacou que o Sesi também está enviando psicólogos para atender as pessoas que estão passando por essa situação traumática. Além dos municípios onde estarão as unidades móveis, os profissionais também irão a Lajeado e Arroio do Meio.
A Sedec está acionando as federações, associações industriais e comerciais, entidades de classe e bancos vinculados à secretaria para que possam ajudar o Estado neste momento em que a prioridade é salvar vidas e apoiar quem perdeu tudo.
“A Fiergs, que representa a classe industrial e está diretamente vinculada ao desenvolvimento econômico, não surpreende com esse ato de consciência social, ao demonstrar empatia e ver a necessidade de amparar a saúde dessas pessoas como forma de resgatar a dignidade humana para, posteriormente, reconstruir socialmente esses locais”, enfatizou o titular da Sedec, Ernani Polo.
Ele reforçou a importância da união de esforços das secretarias. “Seguimos a orientação do governador Eduardo Leite para agirmos em conjunto neste momento, para que possamos ter mais resultados. Por isso, a SES se envolveu, desde o início, na mobilização dessas unidades móveis que seguem hoje para as regiões atingidas pelas chuvas”, acrescentou.
A titular da SES, Arita Bergmann, destacou a importância da parceria entre o Sesi e o Estado neste momento tão difícil para a população. “Nesse momento de perdas e dores para tantas famílias, a solidariedade não tem fronteiras. É fundamental a união de todos, pois, neste momento, não há limite entre municípios”, afirmou.
Outras ações da SES RS
As equipes da SES também estão atuando em ações emergenciais de atendimento e cuidado com as famílias atingidas, prestando apoio psicossocial a elas. Como explicou Arita, o objetivo é a construir uma linha de cuidado para a população a partir das estratégias presentes nos manuais internacionais, mas com o olhar voltado à realidade local e levando em conta o papel fundamental das políticas públicas no cuidado.
Outras frentes incluem equipes do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) e do Ministério da Saúde, que estão avaliando as estruturas de saúde e fazendo um levantamento sobre a situação dos abrigos e do fornecimento de água potável (ou de alternativas como a distribuição de hipoclorito) e de vacinas. Além disso, estão orientando a população sobre doenças, acidentes com animais peçonhentos e cuidados no consumo de alimentos.
Ascom Sedec RS e Ascom SES RS
Foto: Divulgação Sesi