Governo realiza ações de prevenção ao câncer de mama durante Outubro Rosa
Durante o Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama, o governo do Estado está reforçando o seu compromisso com a prevenção e a promoção da saúde, incentivando a realização de exames preventivos e ampliando o acesso a serviços de diagnóstico.
Ao longo do mês, o IPE Saúde isentará a cobrança de coparticipação em exames de mamografia para os usuários de 40 a 75 anos, em toda a rede credenciada. A campanha foi lançada no domingo (1/10), no Parque Farroupilha, em Porto Alegre, com a parceria do Instituto da Mama do Rio Grande do sul (Imama).
Com a iniciativa, realizada pelo quarto ano consecutivo, os usuários do plano terão acesso facilitado aos exames de mamografia, sem qualquer custo adicional. Essa medida busca incentivar as pessoas a realizarem o exame de forma regular, ampliando as chances de diagnóstico precoce e tratamento eficaz.
A isenção da coparticipação será válida durante todo o mês de outubro. Os exames poderão ser agendados diretamente nas clínicas e hospitais credenciados ao IPE Saúde com apresentação de requisição de médico credenciado.
Para mais informações sobre a isenção da coparticipação e agendamento dos exames, os beneficiários do IPE Saúde podem entrar em contato com a Central de Atendimento (3288-1550) ou pelo site www.ipesaude.rs.gov.br.
Secretaria da Saúde lança Observatório do Câncer de Mama
A Secretaria da Saúde (SES) lançou uma nova ferramenta com indicadores de cobertura, periodicidade e qualidade dos exames de mamografias. A qualidade do exame está diretamente relacionada à chance de detecção precoce da doença. O painel está disponível em observatoriodocancer.saude.rs.gov.br/cancer-de-mama.
O site traz dados e materiais informativos que podem ser acessados por gestores, profissionais da saúde e pela população em geral. A plataforma é resultante da parceria entre a SES e o TelessaúdeRS-UFRGS, com apoio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS).
O observatório apresenta somente os dados de exames realizados no Sistema Único de Saúde (SUS). São quatro os indicadores apresentados: cobertura do exame, percentual realizado na população-alvo, percentual realizado com periodicidade bianual e percentual de exames que precisam ser repetidos. As informações podem ser filtradas por regional ou município.
A SES também realizará encontros on-line sobre o tema, em parceria com a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFSCPA) e a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Haverá duas lives, nos dias 11 e 26 de outubro, das 13h30 às 15h30, que serão transmitidas pelo Canal da Unisc no YouTube.
No dia 11 de outubro, haverá a apresentação do Observatório do Câncer de Mama, com a participação da secretária-adjunta da SES, Ana Costa, e do TelessaúdeRS. No dia 26, o assunto será a qualidade de imagem gerada pelos mamógrafos, com a participação de palestrantes do Instituto Nacional de Câncer (Inca).
Ações de conscientização
A Secretaria da Educação (Seduc) promoverá, na quarta-feira (4/10), uma palestra dirigida aos servidores da pasta para tratar da importância do autocuidado e da realização de exames preventivos. O evento, que ocorrerá às 14h na praça da Seduc, terá a presença da secretária-adjunta, Stefanie Eskereski, e contará com a parceria do Imama e do IPE Saúde.
A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) também vai realizar, ao longo do mês, ações alusivas à saúde da mulher. As atividades consistem em exames preventivos e ações educativas em relação ao tema, com foco nas mulheres privadas de liberdade e nas servidoras penitenciárias.
Nas unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase), haverá rodas de conversa e palestras sobre autocuidado para as servidoras, mães e companheiras dos socioeducandos. As ações ocorrerão em centros socioeducativos de Caxias do Sul, Uruguaiana e Novo Hamburgo.
A fim de reforçar o alerta, o Palácio Piratini e o Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff) ganharão iluminação na cor rosa durante o mês outubro.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), para o ano de 2023, estima-se que o Rio Grande do Sul registre mais de 3,7 mil casos de neoplasia maligna da mama. Em 2022, foram 1.432 mortes de mulheres pela doença no Estado.
SECOM RS
Foto: Freepik