Guarda-chuvas coloridos homenageiam Águeda na Noite do Centro Histórico
Guarda-chuvas coloridos em referência as ruas de Águeda em Portugal, cidade coirmã do Rio Grande. Os artefatos estiveram presentes nesta quinta (07), na Noite do Centro Histórico em Rio Grande.
A sugestão decorativa, inspirada em Águeda para o evento rio-grandino, foi do relações públicas, Alan Bastos, ele nos contou sobre a ideia:
“A primeira edição de 2016 eu fui coordenador da 1ª Noite dos Museus. Esse ano a Lu Compiani me chamou para participar da primeira reunião que iria falar da realização deste evento, com a ideia que eu falasse sobre a experiência da edição. Então na ocasião falei tudo que tinha que ser feito e dei algumas ideias como a instalação da Rua dos Guarda-chuvas, que é tradicional da cidade de Águeda. Como ela é considerada cidade coirmã de Rio Grande achei que seria uma bela homenagem. Além disso, visualmente chama a atenção.”
A atração com guarda-chuvas conhecida mundialmente, iniciou com o “Umbrella Sky Project”, lançado em 2012 e faz parte do AgitÁgueda, evento de cultura e arte do município, realizado no verão em Portugal.
O “Umbrella Sky Project” contou com um investimento no seu primeiro ano de 14 mil euros, considerado baixo custo, proporcionado enorme retorno econômico para a cidade, atraindo turistas do mundo inteiro a conhecer as ruas dos Guarda-chuvas.
Durante o ano, do mês de julho até setembro várias ruas ficam enfeitadas na cidade de Águeda com os “chapéus-de-chuva”, como se fala em Portugal. Um cartão de visita da cidade que encanta os visitantes.
Jornalista Thuanny Cappellari/RIO GRANDE TEM
Foto: Alan Bastos