Guarda Municipal do Rio Grande conclui treinamento de agentes
Próximo passo será o curso de habilitação para uso de arma de fogo
A Guarda Municipal habilita 30 agentes que concluíram treinamento, iniciado no mês de agosto, para qualificar sua atuação em Rio Grande. O curso foi ministrado pela Guarda Municipal de Gravataí, uma referência estadual no tema, a partir de convênio assinado pela Prefeitura com o município metropolitano. A solenidade de formatura e entrega de certificados será nesta sexta-feira (23) a partir das 9h, em frente ao monumento em homenagem ao Brigadeiro José da Silva Paes, na Praça Xavier Ferreira.
Segundo o titular da Secretaria de Município de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS) de Rio Grande, Anderson Castro, com o objetivo de qualificar a atuação dos agentes e fornecer maior segurança durante as atividades, em breve, um grupo de agentes da Guarda Municipal deverá passar a utilizar armas de fogo. Após a chegada dos armamentos, estimada para o início de 2023, os agentes farão o curso de armamento e tiro. A expectativa é de que ao menos 30 agentes estejam habilitados após o final da preparação.
Ainda de acordo com Castro, os equipamentos e munições já estão em processo de aquisição, e os contratos devem ser concluídos nos próximos dias. As armas escolhidas são da marca Glock, modelo G45. “Queremos dar mais um grau de segurança para o nosso agente, porque é para a segurança dele. Trabalhamos muito com a base legal e fizemos ajustes na legislação do município, com aval da Câmara Municipal. Então, a partir de agora, com treinamento, qualificação e muita tranquilidade, queremos uma Guarda com mais condições de se proteger e proteger a nossa comunidade”, afirma.
Com base na matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), a formação teve duração de 1.285 horas/aula e 30 disciplinas. Secretário de Segurança Municipal de Gravataí, o coronel da PM Flávio Lopes, um dos instrutores do curso, destaca que o papel de atuação das Guardas Municipais é colaborar com as demais forças de segurança, servir o cidadão e proteger o patrimônio e a população, em atividade de menor potencial ofensivo e relacionadas às questões de posturas do município. “O futuro da segurança passa pela ação dos guardas, e o curso oferece esse suporte técnico, dando condições ao agente para que ele possa colaborar, servir e proteger os cidadãos”, reforça Lopes.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação