Guarda Municipal do Rio Grande participa de curso Inteligência e Segurança Pública
De 18 a 22 de outubro, a Guarda Municipal do Rio Grande, juntamente com outros 22 órgãos, recebe um curso de Inteligência em Segurança Pública, contrainteligência, análise e processamento de dados e operações de inteligência. As aulas acontecem na cidade de Canoas e são ministradas pela superintendente da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) no Estado, Marina Molon.
Além da Guarda Municipal do Rio Grande, outros 12 municípios gaúchos participam do curso que tem 45horas/aula. Sobre o envolvimento da GM do Rio Grande com ações de inteligência, a Secretaria de Mobilidade e Segurança (SMMAS), esclarece que faz parte do planejamento estratégico da gestão, a busca pela qualificação dos servidores e serviços desenvolvidos pela GM, por meio cursos de capacitação. Conforme a SMMAS, o movimento de aprimorar os serviços é necessário e importante, uma vez que é objetivo da Administração oferecer o melhor atendimento à comunidade.
Assim, o curso que encerra nesta sexta-feira, 22, busca possibilitar que os participantes conheçam métodos de atividades de Inteligência e saibam utilizá-los na prática, dentro da realidade de cada município.
Em relação a capacitação, a superintendente da ABIN, Marina Molon, diz que é competência da Agência formar recursos humanos na área. “As iniciativas de criação de núcleos de Inteligência dentro das guardas municipais são louváveis e devem ser incentivadas. Os guardas atuam muito próximos da sociedade local e são agentes de grande importância na coleta de informações de interesse para os diversos órgãos de segurança pública e afins. O Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin) só tem a ganhar com a atuação das guardas municipais em proveito da nossa atividade”, falou.
O curso é uma promoção da Secretaria Municipal de Segurança Pública de Canoas em parceria com a ABIN, Polícia Civil, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira (Base Aérea), Diretoria de Inteligência e Análise Criminal de Canoas e Guarda Municipal de Porto Alegre. Além da superintendente da ABIN, outros profissionais que atuam nos órgãos e instituições parceiras estarão compartilhando seu conhecimento com os alunos.
Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação