Guarda Municipal do Rio Grande recebe 18 kits de armas não letais
Auxiliar na atuação do efetivo, reduzir a necessidade do uso da força e o risco de lesão tanto para agentes de segurança quanto para a pessoa abordada, essas são algumas das funções do armamento não letal incapacitante do tipo Spark, utilizado pela Guarda Municipal (GM) do Rio Grande. A entrega de uma nova remessa destes dispositivos foi realizada hoje (22), no Salão Nobre da Prefeitura. Com isso, 100% do efetivo que trabalha nas ruas passará a utilizar o equipamento de forma individual em ações de segurança.
A aquisição do armamento não letal faz parte do plano de requalificação da estrutura de trabalho da Guarda Municipal, que prevê equipar e treinar os servidores para melhor atender à comunidade. No total, foram adquiridos 18 kits compostos por armas, cartuchos, dispositivos de coleta de dados e coldres. Um investimento no valor de R$116.662,93.
Na ocasião da entrega dos equipamentos, o prefeito Fábio Branco falou sobre o trabalho que busca estruturar a Guarda Municipal para uma atuação direta e também integrada com outras forças de segurança. “É nosso propósito, a partir das nossas responsabilidades e competências, sermos colaboradores deste processo de aprimoramento da segurança pública. A segurança é uma preocupação que temos, ela é uma das responsáveis pela qualidade de vida das pessoas e nós sabemos das nossas responsabilidades,” disse o prefeito.
Branco também falou da problemática da segurança pública como questão social. Para o prefeito, juntamente com ações de qualificação e estruturação dos órgãos de segurança é preciso pensar na educação e geração de emprego e renda como potenciais redutores de violência e criminalidade.
O secretário de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança, Anderson Castro, destacou a aquisição das sparks como mais uma conquista para a GM. “Essa entrega é um grande passo para os nossos guardas, pois a partir de hoje cada um dos que trabalham na rua terão o seu equipamento individualizado. Essa aquisição mostra o comprometimento que temos desde o início do governo. São pequenos passos para chegar naquilo que queremos entregar para a comunidade: uma Guarda Municipal equipada, treinada e qualificada”, disse. Segundo Castro, também será possível destinar alguns equipamentos para os principais postos de trabalho internos da GM.
Para o guarda Luciano Gonçalves, a chegada da nova remessa de armamento não letal aumenta a confiança do efetivo no equipamento de trabalho, pois evita possíveis falhas durante o uso. “O equipamento novo é uma garantia de que poderemos atuar com segurança”, afirmou.
Segundo Luciano, esse tipo de dispositivo é utilizado inclusive para dar apoio a outros órgãos de segurança, como a Brigada Militar. “Já fomos requisitados pela própria Brigada Militar, até mesmo em algumas ocorrências de indivíduos que estavam passando por surtos psicóticos. Acabamos usando o equipamento para neutralizar estas pessoas, sem a necessidade de usar a força. O objetivo do dispositivo é justamente inabilitar a pessoa por alguns segundos, o que é o suficiente para que possamos imobilizá-la e prestar o atendimento em segurança”, complementou.
Armamento não letal
A Spark é um dispositivo incapacitante que emite pulsos elétricos à distância. Estes impulsos têm curta duração e baixa energia, mas possibilitam que os agentes de segurança neutralizem a pessoa abordada sem a necessidade de contato físico, o que reduz as chances de lesões, tanto no agente quanto na pessoa imobilizada. Para utilização das Sparks, os guardas receberão um novo curso de capacitação de 16 horas. Além das 18 novas armas incapacitantes outras cinco serão remanejadas, totalizando 23 equipamentos que estarão à disposição da Guarda Municipal do Rio Grande.
A cerimônia de entrega das sparks contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, representantes de secretarias municipais, do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública, da Câmara dos vereadores, do Ministério Público e de forças de segurança que atuam na cidade.
Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Fábio Garcia