Guarda Municipal do Rio Grande recebe 51 novos coletes balísticos e avança na capacitação para uso de armas de fogo
Em ato realizado no Salão Nobre Deputado Carlos Santos, durante a manhã desta sexta-feira (15), a Prefeitura Municipal do Rio Grande, através da Secretaria de Município de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS), realizou a entrega de novos coletes balísticos para os agentes da Guarda Municipal, ação integrada ao Programa Virada da Paz. Os equipamentos fazem parte da última fase do trabalho de qualificação e capacitação, promovida pela secretaria, com o objetivo de tornar os agentes da GM aptos à utilização de armamento em serviço.
No total, foram entregues 51 coletes de proteção nível III-A que representam um investimento de quase R$200 mil. Ainda, de acordo com o Secretário de Segurança, Anderson Castro, os equipamentos também são adaptados ao corpo do agente, tendo variação entre os modelos femininos e masculinos.
A preparação da Guarda Municipal do Rio Grande para o uso de armas de fogo passa por três fases distintas. A primeira, concluída em dezembro de 2022, consistiu no curso de formação dos Guardas Municipais, especialmente para aqueles sem treinamento, de acordo com a Matriz SENASP. Em seguida, a segunda fase, que teve início em 2023 e se estendeu até abril, abrangendo a realização de exames psicotécnicos e a aquisição de armas.
Atualmente terceira e última fase, iniciada em novembro, com o curso de Armamento e Tiro, visa capacitar os 32 agentes que foram aprovados nos exames psicotécnicos. A formação inclui o manuseio de pistolas 9mm, revólveres calibre 38 e espingardas calibre 12, em um curso prático e teórico ministrado por instrutores de tiro da Guarda Municipal de Gravataí. Com uma carga horária de 200 horas, a formação tem previsão de encerramento em 22 de dezembro.
Após a formação, a equipe rio-grandina entrará para a história como a primeira Guarda Municipal a utilizar a GLOCK 9mm como equipamento de proteção individual e de terceiros. Para 2024, a SMMAS planeja formar uma segunda turma com 17 guardas, totalizando 49 agentes habilitados.
Virada da Paz
O Programa Virada da Paz é proposto pela Prefeitura Municipal do Rio Grande e desenvolvido pelo Instituto Cidade Segura. O programa tem como objetivo a implantação de um modelo de segurança pública mais proativo, interdisciplinar e que oportunize o trabalho de forma integrada entre o Poder Público Municipal, as forças de segurança estaduais e federais, o Poder Judiciário e o Ministério Público, oportunizando maior segurança à população rio-grandina.
Seu modelo de ação visa à prevenção, atacando o problema da violência em sua origem multifatorial com foco em evidências e peculiaridades da população local com atendimento prioritário ao público considerado de risco.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp