Homicídios: Rio Grande terá reforço do 5º Batalhão de Polícia de Choque de Pelotas
O vice-governador e secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, delegado Ranolfo Vieira Júnior anunciou, na manhã desta terça-feira (25), um conjunto de medidas de reforço do policiamento e de combate aos índices de homicídios em Rio Grande. A apresentação das ações, que colocam o município como uma das prioridades da pasta aconteceu na reunião da cúpula da Segurança Pública com autoridades locais integrantes do ciclo de monitoramento da Gestão Estatística em Segurança (GESeg) do programa RS Seguro realizada na sede da Prefeitura do Rio Grande.
O prefeito Fábio Branco avaliou positivamente ações anunciadas, como o deslocamento provisório do comando do 5º Batalhão de Polícia de Choque (5º BPChq) de Pelotas para Rio Grande, a realização de mutirão de investigação dos casos de homicídios e estratégias de neutralização dos líderes de grupos criminosos que cumprem pena nas cadeias da região.
“O vice-governador Ranolfo e o governador Eduardo Leite demostram dessa forma que o Estado está presente no município. Todas as decisões tomadas na reunião foram feitas com uma visão estratégica de como podemos atuar neste momento e em outras ocasiões para melhoria os indicadores de criminalidade na nossa cidade”, diz.
A troca temporária do comando do 5º BPChq para Rio Grande, a cidade passa a dispor de todo o efetivo da unidade para a realização de operações especiais, inclusive com apoio aéreo do helicóptero da BM. O policiamento rodoviário também receberá reforço.
As ações da Polícia Civil contarão com a formação de uma força-tarefa com agentes especializados em homicídios e proteção a pessoas. O grupo reforçará a investigação dos últimos homicídios. Também será realizado estudo para a instalação de uma Delegacia Especializada em Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) em Rio Grande.
Dentro do sistema prisional entre as principais medidas previstas estão a instalação de bloqueadores de sinal de celulares e envio de mais tornozeleiras eletrônicas. Estratégias para neutralizar lideranças de determinados grupos também serão tomadas. A reconstrução do albergue da Penitenciária Estadual do Rio Grande, incendiado em 2018, também está na pauta.
INVESTIMENTOS
Em relação ao investimento em estrutura, haverá o lançamento de edital, até o final do primeiro semestre de 2022 para a construção de uma nova casa prisional em Rio Grande, com capacidade para 800 apenados.
Ao final da reunião, o vice-governador e gestor da SSP, Ranolfo Vieira Júnior, falou sobre o contexto da cidade e lembrou do trabalho feito ao longo do ano passado.”Em 2021 houve uma redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais, verificamos que a partir do dia 1º de dezembro até o presente dia, tivemos um aumento vertiginoso dos homicídios em Rio Grande. Essa foi a razão de estarmos aqui, com toda a cúpula da segurança, a fim de trazer medidas a nível macro para reduzir os indicadores, após sermos demandados pelo prefeito Fábio Branco”.
Para Ranolfo, as ações anunciadas trarão resultados positivos, devolvendo tranquilidade à comunidade. “O crime é grave, está acontecendo e nós temos que responder. Estamos com aeronave da Brigada Militar, mais viaturas e mais policiais rodando diariamente em Rio Grande. Ou seja, com essas ações, o uso da inteligência, as investigações da Polícia e a integração toda como estamos vimos aqui, não tenho dúvidas que conseguiremos resgatar e trazer a cidade para a normalidade”, afirma.
Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação PMRG