NotíciasRio Grande

HU-Furg adere ao Mercado Livre de Energia

Hospital prevê uma economia de cerca de R$ 2 milhões em cinco anos

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal de Rio Grande (HU-Furg), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), aderiu a um processo conduzido pela empresa para aliar economia e sustentabilidade. No final de abril, a Ebserh ingressou no Mercado Livre de Energia (MLE), por meio de processo licitatório para contratar comercializadora de energia com interesse na aquisição de até 15,29 megawatt médio (MW). Esta etapa já foi concluída e o fornecimento da energia sob esta nova modalidade deverá ser efetivado no início de 2025.

No HU-Furg a adesão contemplará uma unidade consumidora gerando uma economia média de 30% num período de 5 anos, o que corresponde ao valor de R$ 1,9 milhão. Com a participação no MLE, a Ebserh opta pelo fornecimento de energia por meio de fontes renováveis e poderá obter o Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC), sistema global utilizado por várias empresas.

Compromisso com a sustentabilidade

No âmbito dos hospitais universitários, a Ebserh vislumbra economicidade e, ainda, o alinhamento com a promoção da sustentabilidade ambiental expressa no seu mapa estratégico 2024-2028. Para os participantes do processo, os ganhos serão em escala, graças ao grande número de unidades consumidoras e de grande porte que a empresa possui.

Também chamado de Ambiente Livre de Contratação (ACL), no Mercado Livre de Energia, o consumidor negocia diretamente com o fornecedor, sem o intermédio de uma distribuidora, o que permite economia em tarifas, ajustes conforme demandas e necessidades, negociação de prazos e diversificação de fontes renováveis de geração, cujo produto energético pode ser adquirido de vários lugares do país.

O edital e mais informações sobre o processo licitatório estão disponíveis neste link.

Unidade de Comunicação Regional 15 – UCR 15

Foto: Divulgação

 

Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.