HU-Furg adota novas medidas de enfrentamento ao Coronavírus
Tendo em vista a necessidade do emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, o HU-Furg/Ebserh, por meio do seu Centro de Operações de Emergência (COE), informa a adoção das seguintes medidas:
- Troca de acompanhantes: Estão restritas a duas trocas por dia. Os acompanhantes não poderão ingressar no Hospital se estiverem com sintomas gripais.
- Banco de Leite Humano: As coletas de leite materno externas estão suspensas. As coletas internas ficam restritas às mães que possuem bebês internados.
- SAE Infectologia (Hospital Dia): A Farmácia segue com o atendimento normal para retirada de antirretrovirais. Os estoques de medicamentos antirretrovirais estão normais e o Serviço está organizado para atender, garantir o acesso e o cuidado de seus usuários, priorizando o atendimento de pessoas com imunossupressão, evitando permanência por tempo prolongado e de muitas pessoas nos serviços. O funcionamento é de segunda-feira a quinta-feira, das 8h às 17h (sem fechar os meio-dia), e na sexta-feira, das 8h às 14h (sem fechar os meio-dia), com entrada pelo Acesso 7.
- Pacientes crônicos – com tratamento em andamento no HU-Furg: Os pacientes que apresentarem agravo no quadro de saúde devem procurar o Ambulatório Central (Acesso 6 – Rua General Canabarro).
- Referência em Alta Complexidade (HIV/aids, gestação de alto risco e traumatologia/ortopedia): Os atendimentos estão mantidos.
É importante lembrar que o HU-Furg mantém suspensas as visitas aos pacientes internados. Também estão suspensos os atendimentos externos: consultas ambulatoriais de todas as especialidades, procedimentos eletivos e exames diagnósticos; agendamentos de novos exames, de consultas médicas e de cirurgias eletivas. Após a passagem da pandemia do Coronavírus, todos os atendimentos serão reagendados.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Assessoria de Comunicação do HU-Furg/Ebserh
Foto: Reprodução/Google Maps