HU-FURG Divulga Resultado da Pesquisa de Satisfação
O segundo ciclo de 2017 foi realizado nos meses de outubro e novembro
A Ouvidoria do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou o segundo ciclo de 2017 da Pesquisa de Satisfação com os usuários dos serviços do HU. A pesquisa segue as diretrizes do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública) e busca a promoção da gestão de excelência na administração pública, contribuindo para a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos, conforme estabelecido no Decreto 6.932/2009, que prevê a participação do cidadão na avaliação dos serviços prestados pelos órgãos públicos federais.
Entre os dias 02 de outubro e 17 de novembro, foram entrevistados 645 usuários, sendo que 399 opinaram sobre o atendimento ambulatorial em diversos setores e 246 avaliaram o serviço de internação nas diferentes unidades. As questões abordaram o índice de satisfação dos usuários do HU-FURG nas áreas: conforto no local da recepção; higiene, limpeza e organização do hospital; conforto das instalações na área de atendimento médico; atendimento da recepção; atendimento da equipe de saúde; tempo de espera pelo atendimento, satisfação no atendimento geral e indicação do hospital.
Na síntese geral, os índices demonstram que 98,6% dos usuários do HU-FURG indicariam o hospital para algum familiar e que 93,1% dos entrevistados estão satisfeitos com o atendimento da equipe de saúde nos aspectos gentileza, atenção e informações recebidas. O conforto das instalações na área de atendimento médico obteve aprovação de 91,3% dos pacientes ouvidos e 87,4%, demonstrou satisfação com relação ao atendimento geral do HU. Na recepção, foram avaliados o atendimento e o conforto do local com índices, respectivamente, de 82,7% e 77,5 % de satisfação. Os entrevistados ainda indicaram que a higiene, limpeza e organização do HU são satisfatórios para 77,9% dos ouvidos. O tempo de espera pelo atendimento/internação melhorou com relação ao primeiro ciclo, obtendo índice positivo de 52,5%.
Resultados Primeiro Ciclo
O primeiro Ciclo da Pesquisa de Satisfação foi realizado entre os dias 02 de maio e 23 de junho. Na síntese geral, os indicadores demonstraram que 98% dos usuários do HU-FURG recomendariam o hospital para algum familiar e que 86% dos entrevistados estão satisfeitos com o atendimento da equipe de saúde nos aspectos gentileza, atenção e informações recebidas. O atendimento geral e o conforto das instalações na área de atendimento médico obtiveram a mesma pontuação, com aprovação de 86% dos pacientes ouvidos. Na recepção, os aspectos do atendimento e do conforto do local, obtiveram satisfação de, respectivamente, de 76% e 74 %. Os entrevistados ainda indicaram que higiene, limpeza e organização do HU são satisfatórios para 66% dos ouvidos. O único aspecto percebido de forma pouco satisfatória foi o tempo de espera pelo atendimento e internação, com índice de 54%.
Assessoria de Comunicação HU-FURG/Ebserh