HU-Furg retoma atividades do Planejamento Familiar
O projeto desenvolve ações educativas e realiza palestras voltadas para a escolha de métodos contraceptivos
Em janeiro, o projeto “Planejamento Familiar”, realizado no Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), retomou às reuniões presenciais. São oferecidas palestras e orientações às mulheres da comunidade rio-grandina, como forma de instrumentalização destas e de seus companheiros quanto aos métodos contraceptivos, suas vantagens e desvantagens, oferecendo subsídios para uma escolha consciente. As atividades estavam suspensas desde 2020, devido a pandemia de covid-19.
Os encontros ocorrem quinzenalmente, nas segundas-feiras, das 14h às 15h30. As próximas reuniões serão realizadas nos dias: 31 de janeiro; 07 e 21 de fevereiro; 07 e 21 de março; 04 e 18 de abril; 02, 16 e 30 de maio; e 13 e 26 de junho. A Agenda para o segundo semestre ainda não foi definida. Para participar das reuniões do Planejamento Familiar, é necessário solicitar o encaminhamento na UBS ou comparecer diretamente no Hospital, na Central de Agendamentos, no térreo do Prédio Anexo, acesso 7, situado na esquina das Ruas General Osório e General Canabarro.
Em cada reunião são atendidas oito usuárias, sendo quatro encaminhadas pela Rede Básica de Saúde e outras quatro, via HU-Furg. O número de participantes por reunião, que antes era de 20, foi diminuído por conta da pandemia de covid-19. As reuniões são realizadas no auditório do Laboratório de Habilidades Clínicas Multiprofissionais (LaHCliM), localizado no térreo da área hospitalar. Além das palestras e orientações sobre os métodos contraceptivos, as mulheres também são encaminhadas para consulta com especialistas e para a realização de laqueadura tubária, conforme necessidade e/ou opção; e os homens, para realização de vasectomia. Neste primeiro momento, pelo Hospital, não estão sendo ofertadas inserções do Dispositivo Intrauterino (DIU), apenas no pós-parto.
O Planejamento Familiar está em funcionamento no HU-Furg desde 1996, quando foi sancionada a Lei 9.263/96, que regularizou e facilitou o acesso aos métodos contraceptivos para mulheres e homens. O projeto é, atualmente, coordenado pela enfermeira e docente da Escola de Enfermagem (EEnf/Furg), Fabiane Ferreira Francioni, e está ligado ao Programa Viver Mulher, que desenvolve 11 projetos de extensão voltados para a saúde da mulher, em suas diferentes fases da vida. O grupo é desenvolvido por meio da parceria de profissionais da EEnf/Furg, do HU-Furg e das Unidades Básicas de Saúde do município do Rio Grande (UBS).
Unidade de Comunicação Social HU-Furg/Ebserh
Foto: Divulgação HU-Furg/Ebserh