HU-Furg estende visita virtual a pacientes com covid-19 da UTI Geral
Ação visa facilitar o contato de pacientes internados e seus familiares
Com a pandemia do novo coronavírus, diversas rotinas sofreram alterações, sobretudo nos hospitais que, para resguardar a saúde da população e dos profissionais e seguir os protocolos de isolamento social, suspenderam as visitas aos pacientes internados. Não foi diferente no Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que se adaptou e passou a oferecer visitas virtuais, proporcionando contato entre familiares e pacientes internados para tratamento contra a covid-19. O projeto, implantado no ano passado na Enfermaria Covid-19, foi estendido, este mês, para a UTI Geral do Hospital.
A iniciativa foi dos psicólogos, Ana Cristina Machado e Tarcis Sartor, ligados à Unidade de Atenção Psicossocial, da Gerência de Atenção à Saúde, e que atuam junto aos pacientes e familiares. A ação visa a prevenção e a proteção dos pacientes, da família e da equipe de profissionais do HU-Furg, bem como fortalecer os vínculos, minimizar o estresse, a ansiedade e o sentimento de solidão do paciente. Além disso, serve de estímulo para os pacientes e familiares no enfrentamento da covid-19. Com o uso de tecnologia, dois tablets (doados pela comunidade rio-grandina) e um celular, são atendidos os pacientes internados na Enfermaria Covid-19 e na UTI Geral do Hospital.
As videochamadas são realizadas três vezes por semana, no período das 11h às 13h, com duração de 10 minutos cada, sendo até seis pacientes visitados por dia. Os psicólogos atuam, nos momentos que precedem a visita, orientando e preparando o paciente e o familiar para o contato; e, durante chamada, eles auxiliando na comunicação entre a família e o doente. Já no pós-visita, os psicólogos prestam assistência, visando compreender a percepção sobre o momento vivido e oferecer apoio psicológico, se necessário. De acordo com os profissionais, mesmo os pacientes em ventilação mecânica podem ser visitados.
Unidade de Comunicação Social do HU-Furg/Ebserh
Foto: Andréia Pires