HU-FURG implementa totem de autoatendimento no Acesso 7
Equipamento traz mais autonomia aos pacientes e melhora a experiência no atendimento de saúde
O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), instalou um totem de autoatendimento no Acesso 7. Localizado no Prédio Anexo, na esquina das ruas General Canabarro e General Osório, o equipamento foi projetado para facilitar o dia a dia dos pacientes, oferecendo maior autonomia e otimizando o fluxo de serviços no Sistema Único de Saúde (SUS).
O equipamento está disponível para os pacientes que realizam agendamento de consultas, verificação de listas de espera, renovação de receitas, agendamento e coleta de exames laboratoriais. “Com o totem, o próprio paciente pode emitir sua ficha de atendimento. Caso tenha dificuldades, o suporte da portaria estará disponível. Essa solução traz praticidade, agilidade na emissão de senhas e otimização dos recursos humanos”, afirmou o chefe da Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar (DLIH), Rodrigo de Quadros Leal.
O totem já havia sido avaliado como compatível com o sistema utilizado para o gerenciamento de senhas de atendimento em diferentes áreas do Hospital. “A aquisição foi discutida em nosso grupo de gestores de TI. Identificamos a necessidade do totem e, em conjunto com a Unidade de Suporte Operacional (Usop), analisamos o custo-benefício e definimos os locais para instalação”, explicou o chefe da Unidade de Infraestrutura, Suporte e Segurança de Tecnologia da Informação (Uisti), Flávio Corrêa de Moraes. O investimento, realizado com recursos próprios do HU-FURG, foi de R$ 10 mil.
Todo o trabalho foi realizado em parceria com a DLIH e a Gerência Administrativa (GAD). O processo de implementação contou com testes iniciais, ajustes no sistema e treinamento da equipe da portaria. “Realizamos as adaptações necessárias para tornar o sistema mais intuitivo e eficiente. Além disso, acompanhamos o primeiro dia de operação para minimizar possíveis dificuldades e continuamos oferecendo suporte técnico”, acrescentou o chefe da Uisti. Após análise dos resultados obtidos no Acesso 7, o Hospital planeja expandir o uso de totens para outros pontos.
O software do equipamento foi personalizado para atender às demandas específicas do HU-FURG. “O sistema continuará passando por ajustes até que todas as áreas que necessitam de gerenciamento no atendimento sejam contempladas. Além disso, a revisão e o aprimoramento dos fluxos deverão ser realizados em conjunto com a Usop e as chefias dos serviços impactados, garantindo que o sistema atenda de forma eficaz às necessidades do hospital”, complementou o chefe da Uisti.
“A acessibilidade dos pacientes foi uma prioridade durante o processo”, ressaltou a chefe da Usop, Edmeia Brandão Barcellos. O sistema foi projetado para ser simples e intuitivo, tornando a navegação mais fácil. “Sabemos, no entanto, que muitas pessoas enfrentam desafios, como baixa visão, limitações para ler e, até mesmo, falta de familiaridade com esses dispositivos. Pensando nisso, os usuários continuam contando com o auxílio de um porteiro, que estará disponível para ajudar sempre que necessário, garantindo que todos utilizem o serviço com segurança”.
Secom FURG
Foto: Divulgação
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