HU-Furg interrompe recebimento de pacientes e precisará transferir internados
Em parceria com órgãos de saúde, HU-Furg adota novas medidas de segurança diante da possibilidade de aumento do nível da Lagoa dos Patos
O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), juntamente com a 3ª e 7ª Coordenadoria Regional de Saúde do RS, Secretaria de Município da Saúde (SMS), reitoria da Furg e vice-presidência e Diretoria de Atenção à Saúde da Ebserh, realizou reunião na manhã, desta quinta-feira (16/05), para tratar da nova etapa do Plano de Enfrentamento às Enchentes na Macrorregião Sul. Como forma de segurança, frente ao aumento da Lagoa do Patos, foi estabelecido que o HU-Furg não receberá novos pacientes e os atualmente internados serão transferidos de acordo com o nível de complexidade e de forma gradativa. O Hospital está localizado próximo a Lagoa dos Patos, em uma área considerada de risco.
As transferências iniciarão pelos pacientes internados nas unidades de terapia intensiva, sendo primeiramente removidos os pacientes em ventilação mecânica. Posteriormente, serão os pacientes de alta dependência e, por último, os com maior autonomia. Os pacientes serão transferidos para hospitais da Região Sul que possam atender às suas necessidades.
Neste novo cenário, a referência de maternidade de alto risco para a microrregião litoral lagunar passa a ser o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel) e a Santa Casa de Caridade de Bagé. Dessa forma, as gestantes de alto risco deverão procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima de sua residência para avaliação e encaminhamento ao hospital de referência. Já, em relação ao risco habitual, as gestantes serão direcionadas ao Hospital de Cardiologia da Santa Casa do Rio Grande, onde, temporariamente, está realocada a maternidade.
De acordo com a superintendente do HU-Furg, Sandra Brandão, a governança do Hospital e a Rede Ebserh, estão fazendo todos os esforços para garantir a segurança dos pacientes. Mesmo com todas as medidas preventivas adotadas, o aumento do nível da lagoa dos Patos, que já atingiu as ruas ao redor do Hospital, dificultando o acesso, levou a decisão de transferência dos pacientes, principalmente pela possibilidade de desligamento da energia elétrica na região, ficando o HU dependente de geradores. “Os hospitais da Rede Ebserh no Estado estão dando suporte para auxiliar no recebimento de pacientes. Equipamentos e trabalhadores do HU-Furg estão sendo deslocados para o HE-UFPel que nos dará suporte com vagas na maternidade e UTI Neonatal”, destacou Sandra.
Unidade de Imprensa e Informação Estratégica 2 HU-Furg/Ebserh
Foto: Alan Bastos
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp