HU-Furg promove a IV Jornada da Prematuridade
O evento é organizado pela equipe multiprofissional da UTI Neonatal do Hospital e tem vagas limitadas
A UTI Neonatal do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promove, no próximo dia 16, a IV Jornada da Prematuridade. O evento é alusivo ao Novembro Roxo, campanha que visa alertar, prevenir e conscientizar sobre o contexto do nascimento prematuro.
A Jornada terá início às 9h, no Auditório da Traumatologia do HU-Furg. Dirigido a profissionais da Saúde (formados e em formações), o evento também é aberto à comunidade, mas tem número limitado de vagas. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio deste link. O objetivo do evento é compartilhar informações e esclarecer as dúvidas em relação à prematuridade.
Programação
Quinta-feira – 16/11/2023:
- 9h30 – MESA REDONDA – Contato pele a pele imediato para todos os bebês, em todos os lugares
- 10h45 – MESA REDONDA – Medidas não-farmacológicas para o alívio da dor em neonatologia
- 14h – MESA REDONDA – Atuação da equipe multiprofissional na Unidade Neonatal
- 15h30 – MESA REDONDA – Cuidados com a termorregulação em neonatologia
Novembro Roxo
A iniciativa surgiu com a Fundação Europeia para o Cuidado de Recém-Nascidos (EFCNI) que criou o Dia Mundial da Prematuridade, por meio da ação de um de seus diretores, Jürgen Popp. Ele perdeu seus trigêmeos prematuros e tornou-se pai de uma menina nascida em 17 de novembro de 2008. Assim, o mês de novembro passou a ser considerado o mês internacional de sensibilização para a problemática da prematuridade e, no dia 17, celebra-se o Dia Mundial da Prematuridade. O bebê prematuro é aquele que nasce antes da 37ª semana de gravidez – uma gestação completa varia entre 37 e 42 semanas.
Em 2023, o tema do Novembro Roxo é: “Pequenas ações, GRANDE IMPACTO: contato pele a pele imediato para todos os bebês, em todos os lugares.”
De acordo com a ONG Prematuridade.com, o parto prematuro é a principal causa global da mortalidade infantil antes dos 5 anos de idade e o Brasil é o 10º colocado no ranking mundial dos países com mais nascimentos prematuros. De acordo com o Ministério da Saúde, todo ano são registrados em torno de 340 mil nascimentos prematuros no Brasil, o equivalente a seis casos a cada dez minutos.
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh
Foto: Ebserh
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp