HU-Furg realiza ações no Dia Mundial da Segurança do Paciente
A iniciativa visou conscientizar e homenagear os profissionais da Saúde
No ano em que o mundo enfrenta a pandemia de covid-19, o Dia Mundial da Segurança do Paciente, 17 de setembro, foi celebrado no Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), com o tema “Trabalhadores da Saúde Seguros, Pacientes Seguros”. Durante o dia foram realizadas diversas atividades, principalmente nas áreas covid-19 e, no início da noite, houve uma apresentação em homenagem aos profissionais da Saúde.
A equipe do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente (SVSSP) realizou blitz nas unidades hospitalares, abordando as metas internacionais de Segurança do Paciente e o Vigihosp (uma ferramenta de gestão de riscos voltada para a qualidade e segurança do paciente). Também foram distribuídos materiais informativos, frascos de álcool em gel e bombons com mensagens de incentivo.
A homenagem aos profissionais que atuam na linha de frente contou com a colaboração do músico rio-grandino, Douglas Vallejos, e da empresa Extreme Sonorização. Na ocasião, durante a apresentação musical, foram projetas, na fachada do Hospital, imagens dos profissionais que atuam nas áreas covid-19 do HU-Furg. A ação iniciou às 19h30 e reuniu profissionais e pessoas da comunidade.
É importante ressaltar que a campanha pelo Dia Mundial da Segurança do Paciente é realizada anualmente por iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, as ações têm apoio da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Sobrasp), com ampla participação dos hospitais da Rede Ebserh.
Metas Internacionais de Segurança do Paciente
O objetivo das seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente, estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é promover melhorias específicas na Segurança do Paciente por meio de estratégias que abordam aspectos problemáticos na assistência à saúde, apresentando soluções baseadas em evidências para esses problemas. As metas são:
1 – Identificação corretamente o paciente;
2 – Melhorar a comunicação entre profissionais de Saúde;
3 – Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos;
4 – Assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos;
5 – Higienizar as mãos para evitar infecções;
6 – Reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Assessoria de Comunicação do HU-Furg/Ebserh
Foto: Divulgação