HU-Furg realiza cadastro para atuação de doulas
A ação é necessária para garantir que as doulas estejam aptas a prestar assistência, conforme diretrizes estabelecidas
O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), comunica a abertura do cadastro de doulas autônomas para atuação em seu Centro Obstétrico e Maternidade. A iniciativa é parte das diretrizes da Política de Humanização ao Parto e Nascimento, e da Lei Municipal nº 8286/2018, que permite a presença de doulas durante todo o período de trabalho de pré-parto, parto e pós-parto, bem como nas consultas pré-natais, desde que solicitadas pela gestante.
As interessadas devem:
- Preencher um formulário on-line (CLIQUE AQUI), disponível até o dia 08 de agosto;
- Enviar a documentação exigida para o e-mail hufurg@ebserh.gov.br, até o dia 08 de agosto;
- Participar do encontro de integração no dia 10 de agosto de 2024, a partir das 8h, na Área Acadêmica Prof. Newton Azevedo, Rua Osório, s/n.
A presença na integração é obrigatória para as doulas que desejam atender clientes particulares e para integrar o quadro de profissionais voluntárias que atuam no Centro Obstétrico e Maternidade do HU-Furg. A iniciativa conta com a parceria da Associação de Doulas do Rio Grande do Sul (Adosul).
As doulas são profissionais da saúde reconhecidas pela Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) e atuam para proporcionar à mulher a melhor experiência possível de gestação e parto, sem substituir os profissionais técnicos responsáveis pelo processo. A atuação das doulas é uma das estratégias de humanização da assistência ao parto e nascimento, prestada às mulheres assistidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
É importante ressaltar que não há previsão de abertura de nova turma do curso de doulas, realizado pelo HU-Furg, Adosul e Escola de Enfermagem (EEnf/Furg). Então, se você é doula e está interessada em atuar no HU-Furg, realize o cadastro prévio. A sua atuação pode fazer a diferença na experiência das gestantes atendidas na instituição.
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh
Foto: Freepik
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp