HU-Furg reforma UTI Neonatal
Obra garante mais conforto e qualidade aos pacientes
A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neonatal) do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), retomou, esta semana, as atividades normais, após passar por reforma em sua infraestrutura. O trabalho, coordenado pela Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar, iniciou no final de março e, com planejamento e cumprimento das metas estabelecidas, foi possível realizá-lo em aproximadamente sete dias. Durante a obra, os neonatos internados na UTI foram realocados para outra unidade do HU-Furg adequada à manutenção de tratamento intensivo.
A reforma incluiu melhorias no sistema de ar-condicionado e nas instalações hidráulicas, reparo e pintura das paredes, manutenção da rede de gases medicinais, colocação de lâmpadas de LED, adequação das luminárias e instalação de móveis como armários, bancadas e estações de trabalho. Além disso, com recursos provenientes do Ministério Público Federal (MPF), mediante acordo firmado com a Associação das Amigas do HU, foi possível instalar quatro mesas auxiliares e 18 mesas de cabeceira de inox e cortinas. As adequações darão maior funcionalidade, conforto e segurança aos pequenos pacientes e aos profissionais que atuam na Unidade.
A UTI Neonatal, em funcionamento há 28 anos, possui 18 leitos, sendo 10 leitos de UTI, cinco leitos de intermediário e três leitos de canguru, e conta com uma equipe com profissionais de várias especialidades que atendem os pacientes ininterruptamente via Sistema Único de Saúde (SUS).
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Texto e Foto: Assessoria de Comunicação do HU-Furg/Ebserh