Idade do público infectado pela covid-19 reduz na cidade do Rio Grande
Em uma Live transmitida na página da Prefeitura do Rio Grande no Facebook, nesta segunda-feira, 5, à noite, o Chefe do Executivo, Fábio Branco informou que os casos de internações nos hospitais têm envolvido mais as pessoas na faixa etária de 30 a 35 anos, o que demonstra que esse público deve aumentar os cuidados e a prevenção contra o vírus da Covid-19 e que a vacinação está trazendo resultados positivos para a população já vacinada e mais idosa.
“A média de idade do público infectado está reduzindo”, reforçou a titular da Secretaria de Município da Saúde (SMS), Zelionara Branco. “Temos visto o comportamento da doença que tem avançado para outras faixas etárias, inclusive, com óbitos em pessoas mais jovens e sem comorbidades.” Ela informou na transmissão que o número de casos novos tem reduzido nas últimas semanas, embora discretamente, e se mantém alto o número de internações e de casos graves de internações nos hospitais.
Em relação ao andamento da vacinação na cidade, a Secretaria iniciou, nesta segunda-feira, um novo calendário de vacinação, agora para as pessoas na faixa etária de 39 e até sexta-feira, 9, para quem tem 35 anos. “É um avanço significativo”, acredita Zelionara, ao informar que, além desse calendário, a Secretaria permanece vacinando grupos prioritários.
Vacina para trabalhadores
Nesta terça-feira, 6, haverá uma repescagem para os trabalhadores do Porto, no posto de Saúde local, para quem ainda não receberam a primeira dose. Na quarta-feira, 7, inicia a vacinação para os trabalhadores das indústrias, dos Correios, da CEEE, Corsan e outros serviços de Telecomunicações. Na próxima semana (segunda-feira), inicia a vacinação para quem trabalha na área da construção civil, o último dos grupos prioritários nessa etapa. A partir daí, a prioridade será a aplicação para as pessoas por faixa etária e para quem precisa da segunda dose.
Hidráulica
Na próxima semana, a Secretaria vai abrir um novo local de vacinação, desta vez, no posto de Saúde do bairro Hidráulica. A sala para aplicação dos imunizantes vai estar aberta a partir da próxima segunda-feira.
Doses vencidas
Sobre doses vencidas e utilizadas em vários municípios brasileiros, Zelionara Branco explicou que Rio Grande recebeu um lote em fevereiro com vencimento para abril. “Foi um lote vindo direto da China e com vencimento curto de utilização, mas utilizado dentro do prazo, nos meses de fevereiro e março.” Ou seja, não foi aplicada vacina vencida na cidade.
Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Reprodução