Idealizadora de cartilha sobre o nanismo defende inserção do material nas escolas de todo o país
A rio-grandina Vélvit Severo, idealizadora da “Cartilha Escola Para Todos: Nanismo”, estará em Brasília no dia 19 de junho para defender a distribuição do material nas instituições educacionais de todo o país. No final da tarde de ontem (22) ela esteve no Gabinete do Executivo, acompanhada do vereador Rovam Castro – autor da lei que criou o Dia Municipal de Combate ao Preconceito e Valorização da Pessoa com Nanismo – e da diretora da escola Deborah Thomé Sayão, Roselle Rodrigues.
A visita foi para agradecer o apoio do poder executivo na construção da pauta e convidar o prefeito Alexandre Lindenmeyer a participar da audiência pública na capital federal.
“Me faltam palavras para descrever o que estou sentindo, diante da proporção que este projeto tomou. Começou aqui, tímido, inspirado no meu filho Théo, que nasceu com nanismo. E junto disso uma vontade grande de levar esclarecimento à população sobre essa condição e pedir respeito e igualdade a todos”, relembra a mãe .
Os custos para a editoração do material foram possíveis graças a um financiamento coletivo, que chegou a ultrapassar a meta pretendida. A Cartilha tem o objetivo de apresentar as diferenças e tratar sobre o Nanismo de uma forma mais lúdica e infantil, contada em uma breve história demonstrando o dia a dia de uma criança com Nanismo na escola.
Com o apoio da Prefeitura de Rio Grande a cartilha chegou até o senador Paulo Paim, autor da Lei Brasileira de Inclusão. Por intermédio do senador surgiu o Projeto de Lei Nacional que propõe a obrigatoriedade da cartilha sobre Nanismo nas escolas. A Audiência Pública em Brasília pretende apresentar e aprovar o Projeto, assim o custo da tiragem pode ser subsidiado pelo governo.
Na escola em que Théo estuda, a EMEI Deborah Thomé Sayão, a mãe recebeu o apoio e convite da direção para apresentar a Cartilha e palestrar sobre o assunto. A acolhida pelos outros pais de alunos foi tão positiva que já está em diálogo a ampliação da palestra de Vélvit para outras escolas da Rede Municipal.
Assessoria de Comunicação/PMRG
Foto: Divulgação