NotíciasRio Grande

II Semana de Conscientização e Luta pelo Parto Humanizado prossegue em Rio Grande

Programada para ocorrer até o dia 22 deste mês e com um evento marcado para o dia 11 de dezembro, as atividades da II Semana de Conscientização e Lula pelo Parto Humanizado prosseguem após o feriado desta quarta-feira (20), Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Conforme a programação, até sexta-feira (22), estão previstas rodas de conversas com doulas nas UBSFs (postos de Saúde) da rede municipal.

Na sexta-feira, às 19h, no auditório do Hospital Universitário, foi programada uma oficina de sensibilização pelo parto humanizado, aberta para a comunidade em geral, a ser ministrada pelas médicas ginecologistas e obstetras Julia Danielski e Ana Julia Dienstmann e pela doula Bruna Barros. Neste dia, estão previstos relatos de partos com violência obstétrica, tendo como exemplo um parto de mulher cisgênero e outro de homem trans.

A II Semana é uma ação definida pela Lei Municipal 8.759/2022, proposta pela vereadora Professora Denise (PT), e tem a organização desta edição articulada na parceria entre o Executivo, Legislativo, FURG, Santa Casa do Rio Grande e a doula Bruna Barros.

Abertura

A II Semana de Conscientização e Lula pelo Parto Humanizado foi aberta na segunda-feira (22), durante evento na Câmara de Vereadores do Rio Grande. Na abertura, a médica Tânia Fonseca, chefe da Unidade da Mulher do HU/FURG, afirmou que “o parto humanizado não começa só no hospital, mas inicia no planejamento familiar, no pré-natal, com educação em Saúde e acesso a conhecimentos e direitos.”

Autora da Lei que instituiu a Semana, a vereadora Professora Denise se manifestou na tribuna afirmando que essa discussão precisa ter, cada vez mais, o respeito, o cuidado e empoderamento das mulheres quando tratamos de gestação, parto e pós-parto.” Ela lembrou que, após muitos debates em órgãos de Saúde, principalmente sobre violência obstétrica, a Lei foi atualizada e “já estamos na segunda edição da Semana de Conscientização e Luta do Parto Humanizado no município”, evento que conta com apoio de doulas, hospitais (Santa Casa e HU), Executivo e Legislativo. A vereadora comentou ser importante a participação de toda a comunidade, inclusive dos homens, e que é fundamental que a sociedade saiba o que é o parto humanizado.

A secretária da Saúde do Rio Grande, Zelionara Branco prestigiou a abertura na Câmara de Vereadores. Disse que o tema é importantíssimo, pois o parto se estende desde o momento que a mulher recebe o anúncio da gestação até quando ela segura o bebê no colo. A parceria entre vários órgãos, sejam instituições de formação ou de prestação de serviços, o Legislativo, os profissionais e trabalhadores da Saúde, as doulas têm sido importante para a atenção materno infantil. “O nosso foco são as gestantes e a comunidade para que entendam melhor esse momento do parto. Avançamos muitos nos últimos anos com a qualificação dos serviços e na construção desse espaço de debates”, acentuou, lembrando a enorme contribuição das instituições em um momento tão especial como foi o das enchentes.

Outra médica pediatra a se manifestar no evento de abertura foi Marina Heinzen, que atua na gestão da Santa Casa. Ela disse se sentir bastante feliz em participar desta ação conjunta que busca construir uma nova ideia de gestação e cuidados. “Aos poucos vamos melhorando para que a nossa população tenha maior qualidade no atendimento dos serviços”, afirmou.

Outra integrante da mesa composta para a abertura da II Semana foi a doula Bruna Barros. Ao se pronunciar fez referência aos partos e à importância da doula. O trabalho da doula é fazer com que as gestantes e suas famílias entendam como é todo o processo de parto. Para a doula, esse é um momento de conscientização de toda a sociedade pelo parto humanizado e a oportunidade para levar conhecimento, também, a profissionais da Saúde que podem modificar seus procedimentos, trazendo benefícios para as próximas gerações.

Dezembro

A programação sobre o Parto Humanizado terá uma atividade dia 11 de dezembro, às 13h30min. Nesta data, outra oficina de sensibilização, agora específica para profissionais da Saúde da rede municipal, foi agendada para o Salão Nobre Deputado Carlos Santos, sede da Prefeitura. Vão palestrar na atividade a médica Julia Danielski e a doula Bruna Barros. Entre os temas a serem abordados estão cesárea x parto normal, importância do acompanhante e cartilha do parto humanizado. Também haverá exposição com depoimentos gravados sobre violência obstétrica e um recorte para a questão racial e de gênero.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.