Imunidade e Alimentação: O que devemos saber?
A imunidade é a proteção do nosso organismo contra todos os agentes ambientais que possam nos levar ao adoecimento. Boa parte dessa defesa está relacionada a nossa alimentação, as escolhas que fazemos para nos alimentarmos.
Os alimentos são compostos por nutrientes, que são substratos para fazer com que a “máquina” do nosso corpo funcione de forma adequada. Todos os sistemas dessa “máquina” estão interligados, portanto, se um não for nutrido de forma correta afetará o outro de forma negativa.
Então, o objetivo de nos alimentarmos não é só saciar a nossa fome e sim nutrir nosso corpo e permitir que a “máquina” funcione corretamente em sua totalidade.
Hoje em dia, pela rotina corrida da população, a maior oferta de comida são os industrializados, muito manipulados, sempre prontos ou pré-prontos para o consumo. A composição desses “alimentos” normalmente é baseada em gorduras saturadas, trans, carboidratos simples, e substâncias conservantes, pobres em fibras e micronutrientes (vitaminas e minerais) que são essenciais ao funcionamento de toda a “engrenagem” do nosso organismo. Portanto, esses alimentos industrializados são ricos somente em calorias, favorecendo a obesidade da população.
Quando fazemos a base da nossa alimentação com esse tipo de comida, vamos enfraquecendo as defesas do nosso corpo, pois além de faltar os nutrientes, o excesso dos carboidratos e gorduras ruins vão causando processos inflamatórios no nosso intestino, retirando dele a barreira protetora contra a entrada de vírus e bactérias. No momento em que esses agentes causadores de doenças entram no nosso organismo e o encontra fragilizado pela falta de nutrientes, o agente nocivo fica facilitado para atacar levando ao aparecimento e agravamento das doenças.
Portanto, para o bom funcionamento do nosso organismo, devemos diminuir ao máximo o consumo desses alimentos práticos e prontos, incluir na nossa rotina alimentar os alimentos minimamente processados e in natura, como os grãos e cereais integrais, as frutas, os vegetais, os ovos, as carnes magras, iogurtes naturais, e a partir deles preparar a nossa boa alimentação e obter mais saúde e bem estar para nós e nossa família.
Assessoria de Comunicação PMSJN
Foto: Divulgação PMSJN