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Inaugurada sala da Coordenadoria Municipal das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades em Rio Grande

A partir desta quinta-feira, 28, a Coordenadoria Municipal de Direitos das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades (CODIPD) conta com um novo local. A sala do órgão municipal agora está sediada no andar térreo do prédio da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (SMDIT), localizada na República do Líbano, n°88, esquina com Rua Francisco Marques, Centro, atendendo de seg. às sex. das das 8h30 às 17h (sem fechar ao meio-dia). O novo espaço e instalações possibilitará a ampliação dos serviços ao público com deficiência em Rio Grande, além da ampliação dos recursos humanos da Coordenadoria. No local também passa a operar, oficialmente, a Central de Intérpretes de Libras da Prefeitura.

Estrutura

Ao contar sobre os preparativos para a inauguração do local, a coordenadora da CODIPD Cibele Rocha, explicou que a nova sede foi concebida para ser um espaço acolhedor e acessível, pensada para atender às necessidades específicas de cada indivíduo. “Hoje é, sem dúvida, uma data muito importante para nós. Esse espaço traz a possibilidade de que a gente continue desenvolvendo um trabalho de qualidade para contribuir na vida diária das pessoas com deficiência. E que agora é um espaço acolhedor para elas, queremos que todos se sintam bem-vindos e amparados em nossas instalações”, anunciou Cibele que agradeceu à secretária da SMDIT, Luciane Compiani, a cedência do local para as instalações da Coordenadoria.

A titular da SMDIT, por seu turno, destacou que é uma imensa alegria poder receber a CODIPD no prédio, e que a transformação do local para receber a unidade só foi possível devido à colaboração e empenho de muitos servidores tanto da SMDIT quanto de outras secretarias envolvidos no projeto.

A inauguração do espaço vai possibilitar a ampliação do atendimento que a Coordenadoria já vinha fazendo mesmo sem contar com um espaço próprio. Com o novo local, busca-se ampliar a variedades de serviços disponíveis, como os atendimentos especializados, orientações para inclusão no mercado de trabalho, programas de capacitação e cursos de formação oferecidos pela CODIPD.

Além da coordenadora Cibele, atuarão e atenderão no local a intérprete da Central de Libras da Prefeitura, Maria Sodré e a coordenadora dos projetos da Central e da Coordenadoria, Patrícia Cristina de Frutos Ramirez.

Para Fábio Vieira (o Fabinho), da Associação dos Deficientes Visuais de Rio Grande (ADVIRG), a entrega do equipamento público proporcionará muitos benefícios à população com as mais diversas deficiências no município. “Ganham com a entrega desse equipamento as pessoas com deficiência, seja ela visual, auditiva, motora, entre outras. São elas as maiores beneficiadas. Nós agora vamos poder contar ainda mais com a Coordenadoria para garantir as nossas demandas. Nós certamente iremos propor à CODIPD ainda mais projetos em conjunto para que possamos cada vez avançar no crescimento das pessoas com deficiência visual e outras deficiências em Rio Grande”, afirmou o representante da ADVIRG.

Funcionamento da Central de Libras

  • Atendimento presencial durante a manhã: Na Central de Libras, a primeira modalidade do atendimento para pessoas surdas será a do atendimento de forma presencial, durante a manhã. Isso significa que a pessoa surda poderá comparecer ao local para receber o atendimento necessário no horário compreendido entre 8h e 12h. Essa iniciativa visa proporcionar um ambiente acolhedor e facilitar a comunicação entre o atendente intérprete de libras e a pessoa surda.
  • Atendimento por agendamento durante a tarde: Já no turno da tarde, das 13h30 às 17h, o atendimento para pessoas surdas na Central será realizado por meio de agendamentos prévios. Para utilizar o serviço no período da tarde, basta entrar em contato com a Central de Libras por meio do telefone (53) 99945-0256 e agendar o horário.
  • Atendimento via videochamada pelo WhatsApp: Além do atendimento presencial e por agendamento, há também a opção de receber o atendimento por meio de videochamada pelo WhatsApp no número acima disponibilizado. Essa iniciativa visa ampliar a acessibilidade e facilitar o contato entre a pessoa surda e o atendente. Através dessa ferramenta a Central poderá realizar uma conversa em tempo real e solucionar questões e dúvidas de forma prática e eficaz.

Pranchas de comunicação alternativa

Dentre os recursos do novo espaço, está uma prancha de comunicação alternativa especialmente desenvolvida pelo “Projeto RG ComuniCAA” para o contexto do atendimento do dia a dia da Coordenadoria.

As pranchas de comunicação alternativas consistem num painel que auxilia pessoas com dificuldades na fala ou na comunicação verbal a se expressarem. Ela é contida por símbolos, imagens ou palavras que podem ser apontadas para facilitar a comunicação, sendo desta maneira muito úteis para promover a inclusão e garantir que todos tenham a oportunidade de se comunicar de maneira eficaz.

Uma prancha semelhante à da Coordenadoria será instalada em breve no balneário Cassino, na Av. Rio Grande. E 75 banners destas pranchas serão distribuídos pela Coordenadoria nas escolas da Rede Municipal de Rio Grande.

Além das autoridades já mencionadas no texto, também participaram da inauguração do espaço representantes da Associação TE’AMO, EMEE Maria Lúcia Luzzardi, Programa de Atenção Integral à Pessoa com Deficiência, Secretaria de Educação (SMEd) e Secretaria da Saúde (SMS).

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Richard Furtado/PMRG

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