Inep divulga resultado do Enade 2023 e do IGC da FURG
Os resultados servem como base do MEC para o recredenciamento dos cursos que obtêm o conceito igual ou superior a 3; também são importantes instrumentos de análise interna para as coordenações de curso
O Ministério da Educação (MEC), através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), publicou na última sexta-feira, dia 11 de abril, os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2023. Inicialmente prevista para outubro de 2024, a divulgação foi adiada devido a dificuldades operacionais do Inep relacionadas à aplicação do Enade 2024. A apresentação ocorreu por meio de webinário e está disponível no canal oficial da autarquia no YouTube.
Os resultados do Enade, além de servirem como base do MEC para realizar o processo de recredenciamento dos cursos que obtêm o conceito igual ou superior a 3, também são importantes instrumentos de análise interna para as coordenações de curso. Eles subsidiam os processos de autoavaliação promovidos pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da FURG por meio dos relatórios gerenciais dos cursos de graduação.
Em 2023, participaram do Enade os cursos de bacharelado da área da saúde e das engenharias e os tecnólogos da área ambiental. Dos cursos da FURG, 16 participaram do Enade, sendo que três cursos ficaram com conceito 3 e 13 ficaram com conceito 4.
Junto com os resultados do Enade de 2023, o INEP divulgou também o Índice Geral de Cursos (IGC) das Instituições de Ensino Superior do país. Esse indicador é utilizado pelo MEC para medir a qualidade das instituições de ensino superior (IES), e entra como um componente na matriz de distribuição orçamentária do MEC para as Universidades Federais. Esse indicador levou em conta a média dos conceitos dos cursos de graduação nas avaliações realizadas em 2023, 2022 e 2021 e o último conceito dos programas de pós-graduação. O IGC contínuo da FURG ficou 3,83, numa escala que vai até 5. Como pode ser verificado na abaixo, a FURG tem apresentado um crescimento contínuo nos últimos anos. Esse aumento reflete tanto uma melhoria dos cursos da Universidade frente aos critérios avaliativos do MEC, como uma melhoria na preparação para os processos avaliativos do Inep para os cursos de graduação tal como da Capes para os programas de pós-graduação.
Após o cálculo do IGC contínuo, o Inep converte esse valor para o indicador IGC faixa para melhor fazer a comparação entre as instituições de ensino superior (IES) do país. Desde 2015, o IGC da FURG vem se mantendo na faixa 4. Com o aumento constante que a Universidade vem apresentando no IGC contínuo, a expectativa é que nos próximos anos avance para a faixa de conceito 5. O acesso aos dados na íntegra por Instituição de Ensino encontram-se publicados no Portal do Inep.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp