Inicia processo de regularização fundiária de terrenos do Corredor do Mel
No último sábado (22), o Prefeito Fábio Branco, através da Secretaria de Coordenação, Planejamento, Habitação e Regularização Fundiária (SMCPHRF), assinou o documento de regularização fundiária do núcleo urbano informal do Corredor do Mel, no Bairro Senandes, requerido pela Comissão de Moradores da região. A regularização, que será feita através da REURB, irá possibilitar com que as residências passem a usufruir de água potável.
De acordo com o superintendente da SMCPHRF, Léo Bozzetti, os moradores, através da união de esforços, entraram em contato com a Secretaria e relataram o problema que vivem há mais de 50 anos, que é a falta de serviço básico de água potável na comunidade. “É um grande passo. É a regularização fundiária do município do Rio Grande caminhando a passos largos, com seriedade e transparência. É o governo municipal caminhando rumo ao futuro”, diz.
João Carlos Silva, morador do Corredor do Mel há 10 anos, conta que está esperando por essa assinatura há muito tempo. “Tem moradores daqui há 50 anos pedindo água e até hoje não havíamos conseguido. Esperamos fechar com chave de ouro a assinatura dessa liberação para a Corsan poder nos dar esse alívio, que é um almejo de todos os moradores do local”, conta João.
Luciano Roger de Lima, morador da região, conta que está nessa luta há pelo menos 10 anos para ter uma qualidade de vida melhor. “Muita gente vai ser beneficiada com isso, não é um, dois ou três, são mais de 100 famílias que serão beneficiadas. Para nós é um sonho realizado”, afirma.
O Prefeito Fábio Branco diz que esse processo vai possibilitar atender um anseio, um desejo e um direito de muitas famílias. “Em torno de 120 a 130 famílias serão beneficiadas. Talvez em 90 dias essas famílias já possam estar com água potável, com condições de viver melhor. Esse é o propósito da Prefeitura, melhorar a qualidade de vida das pessoas”, conta.
De acordo com a Lei 13.465, a REURB é o conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais destinadas à incorporação dos núcleos urbanos informais, ao ordenamento territorial urbano e à titulação de seus ocupantes.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação