Instituto Afro Cultural Educacional Mães Negras recebe homenagem na 70ª Feira do Livro de Porto Alegre
Projeto recebe o apoio de diversos núcleos da FURG
No dia 11 de novembro, o Instituto Afro Cultural Educacional Mães Negras marcou presença na sessão de autógrafos da escritora Izabelle Valladares, realizada na 70ª Feira do Livro de Porto Alegre. O destaque do encontro foi o lançamento do livro “Osso: Uma Trajetória Malê”, um romance que aborda a história de resistência e luta de uma jovem africana trazida ao Brasil como escrava.
Durante o evento, a Academia de Belas Artes do Rio Grande do Sul (Abars) prestou homenagem ao Instituto, reconhecendo o trabalho da Biblioteca Itinerante, que leva o nome da escritora Izabelle Valladares. O projeto, que completou um ano de atividades, promove a valorização cultural, a diversidade e o conhecimento por meio da leitura.
A Biblioteca Itinerante tem como seu principal objetivo atender a população carente dos bairros da cidade do Rio Grande, que possui dificuldade de acesso a diferentes meios de informação e que não tem condições de ir até uma biblioteca. O presidente do Instituto, André Brizolara, ressaltou a importância da educação como ferramenta de incentivo para crianças e jovens. “A transformação só se dará através da educação. Esse será sempre um dos pilares do nosso projeto”, afirmou.
Instituto Afro Cultural Mães Negras
O Instituto Afro Cultural Educacional Mães Negras foi fundado em 2022 por um grupo de pessoas unidas pelo objetivo de promover a educação e a valorização da cultura afro-brasileira. Em 2023, criou a Biblioteca Itinerante Izabelle Valladares, com a missão de estimular a leitura de obras de autoras e autores negros, destacando histórias que valorizam a cultura, a educação, a religiosidade, os costumes, as vivências e a representatividade. A iniciativa leva aos bairros a oportunidade de conhecer essas vozes literárias que fazem a diferença por meio de suas obras.
Secom FURG
Foto: Maria Rita Rolim/Secom FURG
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp