Interditada a Enfermaria Covid-19 da Santa Casa do Rio Grande
Nesta terça-feira (11/08), a Santa Casa do Rio Grande teve nova auditoria da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde. A visita foi solicitação do Ministério Público do Rio Grande do Sul que diante da liberação da enfermaria Covid-19 para funcionar, pretendia verificar se as adequações informadas pela Instituição no Ofício 227/2020 estavam de acordo.
Conforme auditoria, foram apresentadas várias não conformidades na Unidade São Lucas III como por exemplo: funcionários sem uso adequado de Epi´s e vestimentas, ausência de álcool em gel 70% no vestiário, uso de uniforme de forma inapropriada e não privativo e ausência de lavatórios para profissionais da saúde. Ainda de acordo com o documento a Instituição apresenta insuficiência de profissionais da saúde em todas as áreas.
Nesta quinta-feira (13/08) em ofício número 581 a 3ª Coordenadoria Regional de Saúde solicitou que não sejam realizadas novas internações para pacientes clínicos da ala enfermaria Covid-19. Aos pacientes que já estão internados, o documento indica que está realizando ação conjunta com a Secretaria de Município da Saúde do Rio Grande, fornecendo apoio, para caso necessário seja realizado o deslocamento de pacientes.
As novas internações deverão ser realizadas, conforme recomendação no Hu-Furg, Santa Casa de São Lourenço e Hospital de Caridade de Piratini.
A Santa Casa do Rio Grande possui 15 dias para defesa ou impugnação do documento.
Por meio de sua Assessoria de Comunicação o Ministério Público informou que a Secretaria Estadual da Saúde tomou providências e o Ministério Público segue acompanhando.
Também nesta quinta 13/08 o aparelho de radioterapia da Santa Casa do Rio Grande estragou, impedindo o tratamento de pacientes oncológicos nesta data. A informação é que haja expectativa de conserto do equipamento segunda-feira (17/08).
Nota Oficial do Complexo Hospitalar Santa Casa do Rio Grande
Comunicamos que, nesta terça-feira, 11, o Complexo Hospitalar Santa Casa do Rio Grande, passou por uma nova auditoria médica na Unidade São Lucas III, ala de enfermaria clínica destinada aos pacientes com suspeita e/ou confirmação da Covid-19, realizada pela Secretaria Estadual da Saúde, por meio da 3ª Coordenadoria de Saúde.
O médico auditor, Edgard Vernetti, que havia feito a primeira auditoria no dia 31 de julho, retornou as dependências do hospital após a realização das adequações solicitadas anteriormente.
A administração e direção da Santa Casa, recebeu, na tarde desta quinta-feira, 13, um novo relatório com novas adequações e um termo de interdição.
Conforme o auto de infração, o hospital terá o prazo de 15 (quinze) dias a partir do recebimento do documento para apresentar defesa e/ou impugnação do auto.
Salientamos que foram tomadas todas as providências necessárias em relação a primeira vistoria. O problema enfrentado pelo afastamento de profissionais é constante, devido ao risco de contaminação, todavia, o hospital já fez a contratação de cerca de 50 profissionais.
O complexo segue a disposição para atender as demais solicitações, visando manter a unidade aberta, atendendo os pacientes.
O hospital vem melhorando a cada dia e busca, diuturnamente, oferecer a melhor estrutura física e assistencial para todos os pacientes e funcionários, independente da unidade de atendimento.
Reiteramos nosso compromisso como hospital referência para Rio Grande e região. Nossa instituição estará sempre à disposição para melhorar, tanto do ponto de vista de recursos humanos, tecnológicos, estruturais e principalmente, assistenciais, a fim de cumprir a missão de bem atender a sociedade.
Cordialmente,
Administração / Direção / Direção Técnica
Jornalista Thuanny Cappellari/Rio Grande TEM
Foto: Divulgação