IO divulga previsão climática para setembro
O Instituto de Oceanografia (IO) da FURG, através da meteorologista Eliana Klering, divulga a previsão meteorológica para o mês de setembro de 2020
A média histórica de chuva no mês de setembro varia entre 85,5 e 192,4mm no Estado do Rio Grande do Sul. Em Rio Grande, a média histórica de precipitação é de aproximadamente 114mm. No que se refere às temperaturas, a média histórica das mínimas fica próxima a 11,0°C e a das máximas em torno dos 21,0°C no Estado. Já em Rio Grande a temperatura média histórica é de 15,0°C (Inmet 1981-2010).
No oceano Pacífico Equatorial mantém-se as condições de neutralidade com relação à ocorrência de El Niño/La Niña. Para a primavera e verão mantém-se a tendência crescente de ocorrência de La Niña. No Atlântico subtropical a tendência é de permanência do cenário de águas mais quentes a partir do litoral norte da Argentina até a costa da região sudeste do Brasil.
As projeções de diferentes modelos de previsão climática convergem para um mesmo cenário no mês de setembro: chuvas e temperaturas acima da média em praticamente todo o Rio Grande do Sul. Assim, nas regiões que abrangem os municípios de Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha os acumulados de chuva devem apresentar valores acima da média histórica. Nas mesmas áreas, as temperaturas devem ser, também, acima da média histórica com acréscimos entre 0,5 e 1ºC em relação à media histórica.
Na primeira quinzena do mês setembro as chuvas devem ser mais volumosas em todo Estado, no entanto, os maiores volumes devem ser observados na região sul. Na segunda quinzena do mês, com a entrada da primavera, os volumes de chuva devem diminuir assim como as temperaturas devem ser mais altas.
Assessoria de Comunicação Social da FURG
Foto: Diego Balinhas