Jornalista rio-grandina lança livro em Porto Alegre
Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel, Radialista e Mestranda em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, a jornalista rio-grandina Thuanny Cappellari, idealizadora e jornalista responsável pelo site Rio Grande TEM, estará participando do lançamento do livro “Lava Jato nos porões do Jaburu – A gravação de Joesley e Temer como notícia de primeira página”. O livro será lançado nesta quinta-feira, 10, às 19h30min, no auditório da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, em Porto Alegre.
O lançamento, que integra a 12ª Semana do Livro PUCRS, contará com um debate entre organizadores e autores, marcado para as 19h30, seguido pela sessão de autógrafos, às 21h00. O evento é fechado para a comunidade acadêmica da PUCRS. No próximo sábado, 12, será realizado um debate na Associação Riograndense de Imprensa (ARI), às 10h, direcionado ao público em geral, principalmente estudantes de comunicação e jornalistas.
O livro “Lava Jato nos porões do Jaburu – A gravação de Joesley e Temer como notícia de primeira página” foi publicado pela EdiPUCRS e integra a série do Núcleo de Pesquisa em Ciências da Comunicação (NUPECC) do Programa de Pós-Graduação da Famecos.
A obra foi organizada pela professora titular do Programa de Pós-Graduação da PUCRS, Beatriz Dornelles, e reúne pesquisas acadêmicas relacionadas às práticas jornalísticas quando a notícia provém de um escândalo. O objeto que norteou os estudos foi a divulgação de gravações da JBS, envolvendo políticos como o presidente Michel Temer (MDB) e o senador Aécio Neves (PSDB), em maio do ano passado.
Foram analisadas diversas plataformas midiáticas e o modo como cada uma delas apresentou a cobertura jornalística do escândalo. Para Thuanny, a obra contribui para a reflexão sobre as práticas jornalísticas atuais e a postura de profissionais perante o escândalo: “Em parceria com a Bárbara Avrella, realizei o estudo da repercussão do jornalismo opinativo de rádio a partir da investigação dos comentários de rádio de Ricardo Boechat (Band News), Arnaldo Jabour (CBN) e Eduardo Costa (Itatiaia). É, sem dúvida, uma enorme alegria perceber o resultado da pesquisa acadêmica inserido na prática”.
A jornalista e pesquisadora destacou, ainda, a importância da organizadora para a concretização do projeto: “A professora Beatriz Dornelles foi a principal incentivadora e concedeu todo amparo necessário. Sou muito agradecida por fazer parte desta publicação e ter a oportunidade de externar o que produzimos com muita dedicação, seriedade e comprometimento”, finalizou.
Thuanny Cappellari
Thuanny Cappellari é Jornalista e na Graduação desenvolveu sua pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso com a Temática de Análise do Escândalo Petrolão na Revista Veja com a orientação da professora Michele Negrini. Concluiu a graduação em 2016, atuou em Assessoria de Imprensa, Rádio e Televisão. Em 2017 ingressou no Mestrado na PUCRS e estuda Jornalismo, Ética e Política com a orientação da professora Beatriz Dornelles, além de ser idealizadora e jornalista responsável do site Rio Grande TEM.
Sobre o Livro
A obra aborda a temática do escândalo com investigação nos noticiários em jornais, rádios, sites, televisão e internet. Diversos gêneros jornalísticos foram alvo de análise, como editoriais, reportagens, manchetes, fotografias, revistas, além de memes e “barrigadas” que ocorreram durante a cobertura. As autoras são: Amanda Campo, Bárbara Avrella, Beatriz Dornelles, Fernanda Cristine Vasconcellos, Larrissa Bortoluzzi Rigo, Luana Chinazzo Muller, Mauren de Souza Xavier dos Santos e Thuanny Cappellari.
Jornalista Nicole Soares Corrêa
Foto/Arte/Capa: Rio Grande TEM