Jovens da Zona Rural de Rio Grande são contemplados com o Programa Bolsa Juventude Rural
Deivid Barros, pescador artesanal da Ilha da Torotama, e Victor Mattos, do Povo Novo, adquiriram equipamentos de trabalho para melhoria da pesca e galinhas poedeiras como investimento em seus projetos produtivos. A verba foi disponibilizada através do programa Bolsa Juventude Rural, executado pela EMATER/RS-ASCAR, vinculada a SEAPI. O projeto prevê o valor de R$ 2 mil divididos em dez parcelas.
Durante o mês de junho de 2022 foram abertas as inscrições para o programa que pretendem desenvolver nas suas unidades produtivas familiares. Segundo a extensionista rural, Viviane Dutra, o programa acontece no estado desde 2013 e nos últimos anos vários jovens do Estado foram beneficiados com a bolsa, podendo adquirir equipamentos, insumos e outros materiais com o objetivo de apoiar a permanência do jovem no campo trazendo melhorias para as suas atividades.
A extensionista relata que para participar do Programa Bolsa Juventude Rural o jovem tem que atender os requisitos como estar matriculado no segundo ou terceiro ano do Ensino Médio em Escola Estadual, ter idade entre 15 a 29 anos, apresentar a documentação necessária, sendo obrigatório os pais terem a DAP ou CAF (cadastro da agricultura familiar) ativa e desenvolver um projeto produtivo que será acompanhado pelos técnicos da Emater. Assim que as inscrições forem abertas em 2023 a Emater fará a divulgação.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação