Jovens gaúchos disputam bolsas em curso profissionalizante de cibersegurança
Um time de 78 jovens representa o Rio Grande do Sul na disputa pelas 1,3 mil bolsas de estudo para a capacitação profissional em cibersegurança oferecidas gratuitamente pela empresa de tecnologia Cisco do Brasil.
São estudantes de Ensino Médio, ou já formados, que podem ter a oportunidade de participar de uma formação de 140 horas, totalmente online, que prepara para carreiras especializadas em cibersegurança. No país, são aproximadamente 5 mil candidatos. Eles atenderam ao primeiro pré-requisito da seleção, que era concluir até o final de março e com bom aproveitamento o curso exploratório Fundamentos em Cibersegurança – disponível no espaço do Rio Grande do Sul na plataforma da Cisco Networking Academy. Também é preciso ter pelo menos 16 anos e comprovar estar no 3º ano do Ensino Médio ou já ter concluído.
A próxima fase inclui uma prova técnica e uma análise socioemocional, ambas disponíveis de forma online, até o próximo domingo (11/4). Os candidatos classificados para essa etapa foram comunicados por e-mail.
O resultado final é esperado já para a próxima semana, e a capacitação inicia-se no dia 19 de abril. Ao final do curso, os melhores bolsistas terão acesso a um programa de estágio ou emprego, em posições oferecidas por empresas parceiras.
No Estado, essa formação é oferecida por meio de uma parceria entre a Cisco do Brasil e o Executivo, representado pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão. Também apoiam as secretarias da Educação e de Inovação, Ciência e Tecnologia, além do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP).
Ascom EDP
Foto: Divulgação