Junta de Serviço Militar alerta cidadãos nascidos em 2004 sobre alistamento
A Junta de Serviço Militar (JSM) do Rio Grande alerta os cidadãos nascidos em 2004 para que realizem seu alistamento no prazo a ser iniciado em janeiro de 2022. O processo de alistamento é obrigatório para todas as pessoas do sexo masculino ao completarem 18 anos de idade. Conforme o secretário da JSM, Edson Costa, é fundamental que os jovens nascidos no ano em que completam 18 anos estejam atentos ao cronograma e demais procedimentos referentes ao processo de alistamento militar, possibilitando o cumprimento da obrigação.
Quem deixa de cumprir o alistamento, além de pagar multa, sofre várias sanções, como o impedimento de obter passaporte ou prorrogar sua validade, ficar impossibilitado de ocupar cargos públicos, além de não poder prestar exame nem realizar matrícula em instituições de ensino. Os impedimentos também se estendem a outras esferas, como em relação à assinatura de contrato com os governos Federal, Estadual e no âmbito dos Municípios. Quem deixa de cumprir a obrigação do alistamento não consegue obter a carteira profissional, dentre outras sanções.
O Governo Federal disponibiliza duas formas para fazer o alistamento: pela Internet ou presencialmente nas Juntas de Serviço Militar. Para efetuar o alistamento, o candidato deve apresentar Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira de Identidade, comprovante de endereço, com CEP, endereço de e-mail e número de telefone de contato. Após o encaminhamento, o cidadão pode acompanhar os próximos passos em alistamento.eb.mil.br
A data oficial de realização do alistamento militar, a ser mantido o cronograma dos últimos anos, será do início de janeiro até o dia 30 de junho. O secretário Edson Costa reforça que em caso de dúvida o cidadão deve recorrer à Junta de Serviço Militar, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. O endereço do órgão é Avenida Buarque de Macedo, 499. Para contato telefônico o número é 53-3231-4868.
Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação/Redes Sociais/Exército Brasileiro