Justiça do RS reconhece Sport Club Rio Grande como time mais antigo do País
Em decisão na justiça, o Sport Club Rio Grande foi reconhecido como time mais antigo do Brasil. A sentença é da Juíza Aline Zambenedetti Borghetti, da 1ª Vara Cível da Comarca de Rio Grande e ainda cabe recurso.
Segundo proferido pela magistrada “Destaco, de pronto, que não há controvérsia quanto ao fato de que o Sport Club Rio Grande é, realmente, o time mais antigo do Brasil. A própria ré, em contestação, reconhece que o clube demandante foi fundado em 19/07/1900, ao passo que a Associação Atlética Ponte Preta foi fundada em data posterior, mais precisamente em 11/08/1900.”
O impasse com o time Associação Atlético Ponte Preta que já se estende há anos, acontece porque a Ponte Preta utiliza o slogan “time mais antigo do Brasil”.
O Sport Club Rio Grande ingressou na justiça argumentando que o time Paulista obteve vantagens financeiras e comerciais por se autointitular o clube mais antigo do país.
A data de fundação do Sport Club Rio Grande é 19 de julho de 1900, justamente a data em que é comemorado o Dia do Futebol no Brasil, em referência ao primeiro time do país. Já a data de fundação da Ponte Preta é 11 de agosto de 1900.
A Ponte Preta alega que o uso não é indevido porque o tempo de existência é de atividades por mais tempo, sem interrupção. No entanto, a juíza cita na decisão “O estádio do clube demandado (Rio Grande), aliás, contém letreiro, ao que parece feito em pintura, no qual se lê “O primeiro time do Brasil” sem que exista, como era de se esperar, qualquer menção à ausência de interrupção das atividades.
A magistrada determinou que a Ponte Preta deve “retirar qualquer alusão ao título de ‘mais antigo do Brasil’ e quaisquer outras expressões com significado semelhante, tais como ‘mais antigo do país’, ‘primeiro clube do Brasil’, ‘primeiro clube do país’, de todos os seus meios de divulgação e material de marketing”.
E a Ponte Preta ainda deverá fazer uma retratação pública “em jornais de grande circulação e canais da internet, especialmente redes sociais, admitindo o erro em se autointitular o ‘time mais antigo do Brasil’, além de esclarecer que tal denominação pertence ao clube demandante (o Rio Grande)”.
Foi estabelecida a indenização de R$ 2 milhões que a Ponte Preta deverá pagar ao Rio Grande. O time havia pedido indenização de R$ 50 milhões.
Jornalista Thuanny Cappellari/RIO GRANDE TEM
Foto: Divulgação