Kako Xavier fará a apresentação desta semana
Nova edição do projeto será neste sábado, na fanpage da universidade no Facebook
Músicas autorais com embasamento cultural compõem o repertório escolhido por Kako Xavier para o projeto Janela Musical. “Eu trabalho com a cultura da praia e do litoral, muitas das minhas composições estão relacionadas a temática da água. por isso criei o projeto intitulado ‘tem kako na rede’ e trago ele para essa edição do Janela Musical” comenta o músico. A atividade ocorrerá às 20h30, no próximo sábado, 15, na página da FURG no Facebook.
O músico está comemorando seus 25 anos de carreira. Atualmente preparou um show para manter viva a sua arte nestes tempos de pandemia e vem participando de produções virtuais para que seu público continue acompanhando sua carreira. Nestes 25 anos, Kako Xavier passou por todos os tipos de palcos – teatros, ginásios, areia de praia, salas de aula, entre tantos, e destaca conquistas importantes como: participação nos festivais regionais do RS, conquista do Projeto Pixinguinha, shows no Uruguai e Argentina, shows no Planeta Atlântida, show na Virada Cultural, MTV Tordesilhas e shows nos principais eventos do RS.
Recebeu medalha Honra ao Mérito “Mestre Batista” pelo trabalho que vem realizando, mostrando um olhar de admiração às conquistas do povo negro gaúcho. Apresentou sua pesquisa sobre os Tambores do Sul do Brasil por todos os estados do País, passando por 120 cidades, com o grupo de pesquisa Alabê Ôni no Projeto – Sonora Brasil do SESC.
Sua contribuição com a recuperação da história dos Tambores no Sul foi além da sua expectativa, quando recebeu das mãos da Prefeita de Pelotas, o Decreto onde a cidade de Pelotas se autodeclarou “A Cidade do Tambor de Sopapo”, no show da Virada Cultural 2018.
O artista comemora 10 anos do seu Projeto Tamborada, que foi para as escolas da rede pública do RS, se dedicou a confecção dos tambores artesanais e juntou um grande grupo de pessoas de diferentes etnias, gêneros, idades e olhares profissionais para recuperar a história da presença dos tambores no RS, focado nos pilares da Educação, Família e Arte.
Kako Xavier se apresentou na Ópera Gaúcha na Expointer 2018, se destacou nos Festivais o RS Canta o Cooperativismo 2017 e 2018 (São Sepé e Pedro Osório), Prêmio de Melhor Música pela opinião popular, na Moenda em Santo Antônio da Patrulha, Prêmio de Melhor Música pela opinião popular, da Tafona em Osório de 2019. Na região sul do estado, o artista teve destaque com shows no Dia do Patrimônio, Festa da Melancia, Sofá na Rua, Festival Moz Brazil entre outros.
“Eu percebo que o projeto ‘tem Kako na rede’ dialoga com o Janela Musical porque o público pode ‘espiar pelas suas janelas virtuais’ diferentes artistas e conhecer um pouquinho das suas produções. Eu vejo este período como uma nova oportunidade para no futuro pensarmos em apresentações misturando os dois formatos, uma live com público presente sem perder o alcance do virtual que ultrapassa barreiras geográficas” salienta Kako.
Janela Musical
A FURG, por meio da Secretaria de Comunicação (Secom) e da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), promove um encontro cultural, aos sábados, intitulado Janela Musical.
A atividade oferece alternativas artísticas e culturais que podem ser apreciadas a distância por meio da internet. A iniciativa também busca valorizar e difundir o trabalho de músicos da região sul.
Assessoria de Comunicação Social da FURG
Foto: Lucas Luz