KEBABERIA FAST FOOD
José Carlos dos Santos Fonseca viu na gastronomia a oportunidade. Em 2008, aos 16 anos já trabalhava no segmento culinário servindo buffet, foi então que surgiu o convite de um casal paranaense para trabalhar com comida árabe, o “shawarma”, em Rio Grande.
O casal trabalhava na marinha e queria fazer algo diferente, segundo José, a proposta era deixar um “legado na cidade”. Um conhecido entre os dois sabia disso e recomendou que José entrasse em contato com o casal paranaense.
Mas para isso precisaria se qualificar. Já que o casal dizia não conhecer nenhuma técnica da gastronomia e queriam que José aprendesse para ensiná-los. Então, ofereceram um curso para José no Paraná, com todas as despesas pagas para que assim, com o aprendizado das técnicas do “shawarma” pudessem abrir a lancheria.
O casal trabalhava na marinha e queria fazer algo diferente, segundo José, a proposta era deixar um “legado na cidade”. Um conhecido entre os dois sabia disso e recomendou que José entrasse em contato com o casal paranaense.
José Carlos trabalhou com o casal mais de 3 anos e meio como funcionário, os empresários foram embora da cidade e o jovem comprou a lancheria, na época, localizada no centro de Rio Grande na Avenida Silva Paes. Depois desse período, ficou 1 ano e meio neste endereço, e decidiu ir para o cassino, ofertar o seu “shawarma” na temporada de verão de 2012 para 2013.
Em março de 2013 seu estabelecimento foi arrombado. Fato que José considera marcante em sua vida e transformador. Após esse acontecimento, veio a falência, e algum tempo depois, abriu o mesmo comércio na General Neto, no centro de Rio Grande. Conforme aponta, não deu certo porque suas condições financeiras não eram boas na época o que lhe impediu de investir.
Surgiu então a oportunidade de sair de Rio Grande e foi morar em Pelotas, onde reabriu o comércio de “shawarma” e fez uma sociedade. A lancheria era localizada na Avenida Bento Gonçalves, próximo ao estádio Boca do Lobo. Neste local, ficou 1 ano em 6 meses, devido ao término da sociedade.
NÃO DESISTIU
Após retornar para Rio Grande, José Carlos alguns meses sem o comércio de Kebab, em 2015 observou que havia muitas pessoas que iam para o Cais, no Rincão da Cebola, para tomar um chimarrão, e pensou: “Vou colocar lá meu Kebab de novo e vou chamar de Kebab não será mais Shawarma.” O motivo de mudar o nome, foi devido à dificuldade na pronúncia de “shawarma”, e para os clientes, ficaria mais simples o nome “Kebab”.
Optou em trabalhar como ambulante, o que era possível, devido às condições financeiras naquele momento. Começou com um “carrinho”, e após 1 ano e meio no Rincão da Cebola, decidiu adquirir um trailer.
Aos poucos, José começou a se recuperar e o público que já conhecia lembrava do lanche e retornava. Começou também a fazer uma clientela nova, conquistando os jovens do município, porque anteriormente, como aponta, o seu público era predominantemente de fora da cidade.
Neste período em que conseguiu estabelecer seu comércio de Kebab no Cais, José afirma: “me identifiquei novamente com o comércio, porque quando me roubaram em 2013, no Cassino, não me roubaram só financeiramente, tiraram a minha identidade junto”.
A BATALHA DO DIA A DIA
José Carlos explicou que pesquisa muito para conseguir manter um valor acessível aos clientes e busca matéria prima com o melhor preço e qualidade.
PAIXÃO PELO QUE SE FAZ
Ao ser questionado sobre a sua rotina, José Carlos disse gostar muito de lidar com o público e estar plenamente satisfeito com a sua vida. Atualmente, está há 2 anos e 6 meses no Cais, e se diz apaixonado pelo que faz. O jovem, com 24 anos, não se enxerga trabalhando em outra coisa, a não ser na área gastronômica.
Além disso, como falou, se identificou com algo novo, um mundo extremamente diferente e que mexe com a cultura, porque a gastronomia, como afirma: “mexe principalmente com a cultura”.
No momento, José Carlos tem um funcionário, que é Diego Furtado seu amigo de infância, e salienta a importância de ter a oportunidade em trabalhar com uma pessoa de sua extrema confiança.
NOVIDADES POR AÍ
No final do mês de setembro, haverá o lançamento das esfihas.
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Atendimento no rincão da cebola, todos os dias, das 18h até às 00h30min.
José Carlos trabalha também com opção de tele entrega, e quem quiser pedir pode entrar em contato pelos telefones que são também WhatsApp: 53 98466-9073 ou pelo 53 99123-8812.