Laboratórios de cinema da 6ª Mostra de Cinema Latino-Americano de Rio Grande estão com as inscrições abertas
Os laboratórios são gratuitos, abertos ao público e acontecerão na Biblioteca Rio-grandense
Já estão abertas as inscrições para os cinco laboratórios sobre cinema que vão acontecer durante a 6º Mostra de Cinema Latino-Americano de Rio Grande, dos dias 25 a 29 de novembro no Centro Histórico da cidade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até a próxima sexta-feira (22), com exceção do laboratório de Projetos de Documentário, que encerra as inscrições nesta segunda-feira (18).
Todos os laboratórios acontecerão na Biblioteca Rio-grandense, das 9h às 12h. Confira a seguir mais detalhes sobre cada laboratório:
- Laboratório de Projeto de Documentário, “Por que fazer um documentário?” com Thaís Fernandes – de 26 a 29 de novembro, das 9h às 12h, na Biblioteca Rio-grandense: Voltado para profissionais ou estudantes com 1⁰ ou 2⁰ projeto de documentário, o laboratório tem como objetivo fornecer aos participantes um espaço de troca e ferramentas de trabalho para construir um projeto de documentário (curta, longa ou série). A troca entre os participantes no desenvolvimento coletivo das ideias terá papel central na dinâmica de trabalho.
- Laboratório de Fotografia – “Clarão! Uma expedição pelas etapas de criação da imagem cinematográfica”, com Lívia Pasqual – dia 26 de novembro, das 9h às 12h, na Biblioteca Rio-grandense: A partir do curta-metragem Pastrana, serão desdobrados os processos da feitura de um filme sob a perspectiva da direção de fotografia: desde a leitura do roteiro, passando pela construção de um referencial imagético e teórico, as escolhas que costuram o equilíbrio entre técnica e poética até a seleção de equipamentos, o trabalho no set e a pós-produção.
- Laboratório de Direção de Arte – “Construindo Atmosferas – práticas de direção de arte coletiva”, com Richard Tavares – dia 27 de novembro, das 9h às 12h, na Biblioteca Rio-grandense: A partir de experiências práticas, histórias de bastidores, Richard Tavares irá compartilhar sua visão sobre dar vida a cenários e ambientes memoráveis. Uma oportunidade para quem quer entender o poder da criação coletiva e aprender como a direção de arte pode ser uma ferramenta para unir ideias, talentos e sentimentos em um só projeto.
- Laboratório de Animação – “Guaracy – processos de um curta de animação”, com Eliete Della Violla, dia 28 de novembro, das 9h às 12h, na Biblioteca Rio-grandense: Durante o laboratório, os alunos irão assistir ao curta e terão acesso aos bastidores da produção, manipulando os materiais que compõem o filme, como seus personagens, cenários e composições feitas de papel.
- Laboratório de Crítica Cinematográfica – “Treinar a sensibilidade”, com Rubens Anzolin e Gabriel Araújo, dia 29 de novembro, das 9h às 12h, na Biblioteca Riograndense: Por meio de momentos expositivos e atividades práticas, o laboratório oferece uma breve introdução ao exercício da crítica cinematográfica, e busca treinar as sensibilidades de uma espectoraliedade ativa, capaz de se deixar afetar pelos universos propostos por um filme. Para isso, serão usados como ponto de partida algumas das obras em exibição na Mostra de Cinema Latino-Americano de Rio Grande
Criada em 2016, a Mostra de Cinema Latino-Americano de Rio Grande tem como objetivo fomentar a produção audiovisual local, oferecendo uma base teórica e prática que abrange todas as etapas da realização cinematográfica, desde a escrita do roteiro até a pós-produção. A mostra surgiu para exibir os curtas produzidos nas oficinas do Projeto de Extensão “Oficina de Cinema Ofcine”, do IFRS, Campus Rio Grande.
As inscrições para os laboratórios podem ser realizadas através do link da bio do instagram @mostraderiogrande
- INSTAGRAM: @mostraderiogrande
- FACEBOOK: Mostra de Cinema Latino-Americano de Rio Grande
ASSESSORIA DE IMPRENSA – MCLARG
Foto: MCLARG
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp