Notícias

Lei de Acessibilidade e Inclusão vai assegurar direitos, afirma secretário

Na Apae de Três Coroas foi realizado o 169º Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência

Colocar em prática ações que melhorem a acessibilidade e a inclusão é um dos principais desafios da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. No 169º Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades, o secretário Catarina Paladini afirmou ser preciso avançar no tema em parceria com entidades. Entre elas, a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders).

Paladini disse também que o Projeto de Lei 193/2018, que deve ser reapresentado pelo governo na Assembleia, é um dos primeiros passos para concretizar a mudança. O PL institui a Lei Gaúcha de Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência para assegurar e promover o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais dessa parcela da população.

“É um gesto de sensibilidade e compreensão do governo do quanto é importante repensar o que vem sendo feito e olhar com profundidade para o assunto”, afirma Catarina Paladini.

De acordo com a diretora da Faders, Ana Flávia Beckel Rigueira, o trabalho em conjunto com a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos “fortalece as ações da fundação, dissemina informações e promove a cidadania”.

Além de Ana Flávia e Catarina Paladini, estiveram presentes no fórum, realizado na terça-feira (16/4) na Apae de Três Coroas, o prefeito de Parobé, Irton Feller, a vereadora de Taquara Monica Faccio, o presidente da Apae de Taquara, Joel Klipel, e o vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Três Coroas, Gabriel Feiten. A 170ª edição do evento será realizada em 25 de maio, em Montenegro.

SECOM RS

Foto: Maurício Tonetto/SJCDH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.