NotíciasRio Grande do Sul

Leite apresenta principais ações da gestão em 2023

Governador ressaltou importância de se fazer um balanço das iniciativas para planejar melhor o futuro

O ano de 2023, primeiro da nova gestão do governo do Estado, foi marcado por continuidades e novidades. Essas duas características foram apresentadas pelo governador Eduardo Leite, nesta segunda-feira (11/12), em evento dedicado à retrospectiva das ações do Executivo estadual. Na solenidade, que ocorreu no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini, foram abordadas ações das secretarias.

“Os desafios e os problemas não escolhem o melhor momento para aparecer, porém, mesmo assim conseguimos fazer muito neste ano. Sempre ressaltamos que cuidar das contas não é um fim em si mesmo, mas se quisermos cuidar das pessoas, é fundamental tratar das finanças a fim de garantir capacidade fiscal para fazer as entregas à comunidade”, ressaltou.

O ato contou com uma estrutura para mostrar, de forma dinâmica, as entregas realizadas, os programas criados e os investimentos feitos. Foi montado um palco com totens, e Leite convocou alguns secretários para conversar sobre as ações. Além disso, pessoas beneficiadas pelos programas do governo estadual compareceram para relatar sua experiência.

A cerimônia também contou com a participação especial de crianças que estudam na Escola Estadual de Ensino Fundamental William Richards Schisler, que recepcionaram os convidados na chegada ao Palácio Piratini e, ao final do encontro, distribuíram canetas e papeis em formato de coração para que os presentes pudessem escrever seus desejos para o ano de 2024. Na saída, os corações foram colocados em uma árvore montada no interior do Palácio Piratini.

Saúde

As primeiras histórias contadas foram da área da Saúde. Dois relatos foram levados ao palco para ilustrar o impacto real que as ações do governo estadual geram na vida da população. Da cidade de Portão, o jovem Luis Felipe dos Santos Lírio, de 17 anos, sofreu um acidente de motocicleta. Socorrido em um estado grave, foi atendido pela equipe da emergência do Hospital de Portão, que foi capaz de salvá-lo, além de realizar todo o acompanhamento fisioterapêutico e médico posterior. Isso só foi possível porque a ala de emergências do hospital recebeu R$ 2,1 milhões para ampliação e reforma.

Outro caso apresentado foi o da garota Evelyn Natacha Pinheiro da Rosa, também de 17 anos, que passou por cirurgia de catarata no Hospital de Olhos de Passo Fundo. A jovem teve problema na visão devido a diabetes e, com o aumento no número de cirurgias realizadas na instituição, pôde ser contemplada e receber o tratamento adequado, evitando que a situação se agravasse. Com aporte de R$ 1 milhão, o governo do Estado adquiriu equipamentos para cirurgias oftalmológicas, o que possibilitou o acréscimo nos atendimentos.

Inovação

Na área de Inovação, Ciência e Tecnologia, a abertura de editais de incentivo e seleção de projetos rendeu resultados positivos. Foi destacada a história da startup NuInset, contemplada no primeiro edital do programa Doutor Empreendedor, lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). Para representar a equipe de pesquisadores envolvida no projeto, o cofundador da empresa, Rafael da Silva Gonçalves, contou sobre o objetivo da startup e como o apoio do governo gaúcho ajudou em seu desenvolvimento.

A NuInset é uma startup voltada à criação de insetos com vistas à extração de compostos que possuem aplicação em nutrição e saúde animal, agricultura, farmacêutica, cosméticos e cuidado com o solo. Conforme Gonçalves, por se tratar de uma deep tech, que demanda maior tempo de maturação das soluções, o investimento do governo se torna um facilitador para captação de recursos, já que entidades privadas apresentam mais ressalvas para esse tipo de empreendimento.

Educação

Na Educação, os Estudos de Aprendizagem Contínua foram o destaque das ações da pasta. objetivo é possibilitar caminhos para que os estudantes progridam no aprendizado de forma lógica. O estudante Igor dos Santos, 17 anos, da Escola Estadual de Ensino Médio Alfredo José Klimann, foi um dos beneficiados pela ação. O jovem, que trabalha, viu nos materiais disponibilizados pelo programa a oportunidade de não ficar para trás nas disciplinas da escola.

Os Estudos de Aprendizagem Contínua se mostraram uma ferramenta muito efetiva contra a reprovação de alunos. Consequentemente, têm levado a uma menor taxa de abandono escolar.

Transporte

Os investimentos em recuperação de estradas, pavimentação e melhoria da infraestrutura viária também têm causado impacto positivo na vida dos cidadãos. Na solenidade, o prefeito de Coqueiro Baixo, Jocimar Valer, e o secretário municipal de Obras, Paulo Mariano, ressaltaram como a pavimentação do acesso à cidade, na via que liga a Nova Bréscia, alterou o dia a dia da população.

O fato de a estrada não ser mais de terra beneficia até mesmo quem está em casa, pois os veículos que trafegam não levantam mais poeiraterminando com a sujeira que entrava pelas janelas. Além disso, a obra do acesso também tornou o trânsito até outras cidades mais seguro, possibilitando transferências mais rápidas para atendimentos em saúde.

Enchentes

Dos eventos que afetaram o Estado em 2023, as enchentes no Vale do Taquari foram as que mais demandaram resposta ágil e eficiente do governo. Para atender às necessidades mais urgente e auxiliar a população com o reestabelecimento dos serviços, uma força-tarefa se instalou na região, sob o comando do vice-governador Gabriel Souza, que classificou a medida como fundamental para possibilitar a retomada.

“Por 15 dias, a estrutura do governo no Vale do Taquari, com todas as secretarias, possibilitou reerguer rapidamente os serviços públicos, além de atender aquelas pessoas que passavam por um momento de muita dor. Ainda há muito a ser feito, mas tudo o que realizamos contribuiu bastante para a reconstrução e para a mitigação da dor das pessoas” disse Gabriel.

Para representar os municípios auxiliados pelo Estado durante o período, o prefeito de Muçum, Mateus Trojan, relatou como a atuação do governo gaúcho foi essencial para que as prefeituras da região conseguissem realizar as atividades necessárias. Segundo Trojan, os esforços do Estado merecem destaque pois demonstram que o Executivo recuperou sua capacidade de auxiliar e conseguir, em situações de crise, aportar recursos para ações estratégicas.

Segurança

Na Segurança Pública, alguns desafios surgiram ao longo do ano. Entre eles, estratégias de proteção à comunidade escolar precisaram ser reforçadas devido a ameaças de ataques a instituições de ensino. A Patrulha Escolar da Brigada Militar do Rio Grande do Sul (BM) foi uma peça essencial nesse enfrentamento.

Para a diretora da Escola Estadual Especial Renascença, Ana Cristina de Abreu Gaspary, a ação da BM com a Patrulha serviu não somente como maior proteção, mas também para criar uma aproximação da corporação com os alunos, gerando vínculos de confiança. Segundo Ana, a presença dos brigadianos nos momentos de tensão e de ameaças identificados no início do ano gerou maior tranquilidade em toda a comunidade escolar.

→ Apresentação: O futuro em 2023 – Balanço de ações

SECOM RS

Foto: Gustavo Mansur/SECOM RS

 

Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.