NotíciasRio Grande do Sul

Leite defende participação da sociedade na construção de políticas públicas

“Nós precisamos, no Rio Grande do Sul e no Brasil, de políticas públicas duradouras”, afirmou o governador

O governador Eduardo Leite participou, neste sábado (19/8), do painel Conexão para a Construção de Políticas Públicas no Brasil, realizado durante o Encontro Anual da Fundação Lemann, no município de Atibaia, em São Paulo. Leite defendeu a participação da sociedade na elaboração e no monitoramento das iniciativas dos governos, além de ressaltar a necessidade de perenidade dessas políticas a longo prazo.

“Nós precisamos, no Rio Grande do Sul e no Brasil, de políticas públicas duradouras. Precisamos pensar não apenas em quatro anos, temos que pensar sempre em 20 anos. Por isso, é necessária uma articulação com a sociedade civil em uma governança compartilhada dessas políticas públicas para poder garantir que elas sejam sustentadas por grandes períodos”, afirmou Leite.

Outro ponto destacado pelo governador foi a necessidade de os governos se abrirem às interações da sociedade por meio de entidades e organizações que possam contribuir na formulação de políticas públicas.

“Hoje, você tem grupos de pessoas que não querem mais ser meras espectadoras da política pública. Elas querem ser protagonistas, querem participar, querem ser ouvidas e se especializam em temas como saúde, educação e segurança. É do interesse do governo, portanto, que a especialização desses grupos seja assimilada dentro da gestão pública”, ressaltou. “Quanto mais houver disposição para o diálogo com esses grupos para a interação, há mais possibilidade de acertar, de errar menos e de conseguir avançar e perenizar as políticas públicas ao longo do tempo.”

O painel foi mediado pela diretora de Políticas Públicas da AYA Earth Partners, Marina Bragante, e também contou com a participação do diretor-executivo do Instituto Millenium, Diogo Costa, da secretária de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial do Ministério da Igualdade Racial, Iêda Leal, da presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Luciana Servo, e do ministro da Controladoria-Geral da União (CGU) Vinícius Marques de Carvalho.

SECOM RS

Foto: Grégori Bertó/SECOM RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.