Leite discute diretrizes de distanciamento social controlado com Conselho de Crise
Videoconferência foi realizada com representantes dos demais Poderes, de entidades, hospitais e universidades
O governador Eduardo Leite se reuniu, na noite desta segunda-feira (20/4), por videoconferência direto do Palácio Piratini, com integrantes de todos os comitês criados para discutir as estratégias de enfrentamento ao coronavírus. Representantes dos demais Poderes e de entidades civis, de hospitais e das universidades também participaram.
No encontro, Leite e os participantes debateram as diretrizes do distanciamento social controlado, que será implementado a partir do dia 1° de maio. As regras estão sendo elaboradas pelo Gabinete de Crise e dependem da consolidação de dados de internação hospitalar, de óbitos e do índice de casos nos municípios.
“É fundamental que este processo seja pactuado e todas as contribuições são valiosas para que o modelo seja o mais adequado possível”, afirmou Leite.
Até o momento, o governo do Estado adotou restrições rigorosas e uniformes devido à falta de domínio de dados. Com essas informações e com o resultado de exames laboratoriais, como o da pesquisa que vem sendo feita no Estado, coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), será possível adotar um sistema de distanciamento social controlado.
O modelo será baseado em diferentes níveis de restrição, conforme os índices de coronavírus registrados em cada município ou cada região, e seguirá um protocolo pré-estabelecido e proporcional a cada realidade.
→ Governo prepara modelo de distanciamento social controlado no RS
SECOM RS
Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini