Leite e Gabriel discutem combate à evasão escolar e profissionalização de jovens
Vice-governador apresentou trabalho coordenado pelo Gabinete de Projetos Especiais
As políticas públicas de juventude, em especial o programa Todo Jovem na Escola e a formulação de uma proposta para o Jovem Aprendiz, foram debatidas em reunião nesta quinta-feira (2/3) entre o governador Eduardo Leite e o vice-governador Gabriel Souza. O Gabinete de Projetos Especiais (GPE), vinculado ao gabinete do vice, apresentou o panorama geral e os próximos passos que serão executados em cada uma das iniciativas.
Sobre o Jovem Aprendiz, programa que ainda está em elaboração pelo grupo, Gabriel contextualizou a relevância social da proposta diante dos desafios atuais da educação. “Não é um programa meramente de ingresso no mercado de trabalho. O nosso objetivo é elaborar um projeto capaz de auxiliar no combate à evasão escolar e à violência e de possibilitar o aumento de renda para famílias”, explicou.
O secretário executivo do GPE, Clóvis Magalhães, acrescentou que a equipe está iniciando um processo em que o gabinete se insere no contexto do Governo do Estado e que o trabalho está ocorrendo de forma colaborativa. “A nossa ênfase é a transversalidade e o respeito à execução por parte dos diferentes atores envolvidos nos projetos. Nosso objetivo é contribuir para aprimorar e qualificar ainda mais o desenvolvimento das políticas públicas”, destacou.
Ao final da apresentação, o governador elogiou o trabalho e disse estar ansioso para ver os projetos em execução. “É muito importante potencializar ações que ajudem a melhorar a vida dos jovens, principalmente em áreas mais vulneráveis de nosso Estado”, acrescentou. Ao final da reunião, Leite ganhou um capacete do South Summit Brazil – que também integra o GPE –, simbolizando a construção coletiva do programa, e finalizou: “Mãos à obra!”
Ascom GVG
Foto: Grégori Bertó/Palácio Piratini