NotíciasRio Grande do Sul

Luiz Henrique Cappellari de São José do Norte conquista Medalha de Ouro na OBMEP

O aluno Luiz Henrique Cappellarin, de 12 anos, estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cel. Soares de Paiva em São José do Norte, conquistou, no Rio de Janeiro, a melhada de Ouro na 18° Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Luiz Henrique competiu com estudantes de todo o país, levando para a sua cidade, no extremo sul do estado, de apenas 25 mil habitantes, o prêmio da maior competição científica do país. A OBMEP é promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) reúne anualmente mais de 18 milhões de participantes.

Luiz Henrique, junto a outros 649 estudantes de todo o Brasil, foi reconhecido por seu desempenho excepcional na competição.

A OBMEP deste ano contou com a participação de 18,3 milhões de estudantes, do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, provenientes de 55,3 mil escolas públicas e privadas em quase todos os municípios brasileiros. Os vencedores foram premiados numa cerimônia especial, realizada no Rio de Janeiro, que incluiu atividades, palestras e um jantar de boas-vindas.

OBMEP

Criada pelo IMPA e apoiada pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição visa incentivar o estudo da matemática, identificar talentos e promover a inclusão social e a melhoria da educação básica no Brasil.

No total, a OBMEP distribuiu 650 medalhas de ouro, 1.950 medalhas de prata e 5.850 medalhas de bronze, além de mais de 48 mil menções honrosas em âmbito nacional. Medalhas estaduais também foram concedidas aos melhores colocados, somando mais de 20,5 mil honrarias.

Luiz Henrique (esq. da foto) herdou do pai, contador, Luiz Cappellari (falecido) a aptidão e gosto pelos números. Em casa junto ao pai realizava cálculos desde a primeira infância, demonstrando a sua facilidade nas contas. O adolescente leva a medalha que demonstra seu esforço, dedicação e motivo de orgulho para a sua comunidade e para a família.

A OBMEP é realizada com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).

Jornalista Thuanny Cappellari/RIO GRANDE TEM

Foto: Divulgação

 

Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.