NotíciasRio Grande

Maio Amarelo: Rio Grande terá programação especial na busca pela conscientização de população

No mês de maio acontecerão diversos eventos e ações do poder público e de sociedade civil organizada visando à conscientização da população sobre suas ações no trânsito e as consequências que elas podem trazer. A cidade do Rio Grande terá intensa agenda de eventos.

O Maio Amarelo chega em 2023 a sua 10ª edição. Iniciado no ano de 2014 pelo Observatório Nacional da Segurança Viária, tendo como proposta chamar a atenção da população para o alto índice de mortos e feridos em acidentes de trânsito, o movimento foi adotado por diversos órgãos estatais e entidades do terceiro setor. A partir de sua criação o mês de maio foi tido como um período propício para a abordagem de assuntos relacionados ao trânsito e suas consequências sociais.

O mês em que se realizam as ações do movimento, e que lhe dá nome, foi escolhido por ter sido nele em que no ano de 2011 a ONU estabeleceu a “Década de Ação para a Segurança no Trânsito”. A ideia das Nações Unidas era incentivar mundialmente durante o mês de maio nos anos seguintes ações educativas visando à segurança no trânsito e avaliar as ações até então realizadas. Já a cor amarela, que também está presente no nome do movimento, foi escolhida em função da sinalização de trânsito, que utiliza desta cor como indicativo de atenção ou advertência a motoristas e pedestres.

A cidade do Rio Grande contará com uma agenda especial de eventos neste Maio Amarelo. Organizados pela Secretaria de Município de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS), com o apoio do SEST/SENAT e de empresas da cidade, como redes de postos de combustíveis, supermercados, e shoppings. Durante o mês acontecerão atividades em escolas da rede pública, como o Projeto Guarda Mirim, passeios ciclísticos, mateadas e palestras informativas tendo o trânsito como tema.

As ações realizadas pela SMMAS dentro do Maio Amarelo visam à conscientização de um trânsito seguro onde o condutor deve compreender que possui a maior responsabilidade dentro do trânsito. Segundo o secretário de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança, Anderson Castro, “as ações se estendem a outros públicos como pedestres, ciclistas e usuários do transporte coletivo para que estes tenham um comportamento ajustado, e para que todos trabalhem em conjunto pela preservação da vida”.

A conscientização da população sobre a importância das boas práticas no trânsito refletirá diretamente em qualidade de vida de toda população. A redução do número de acidentes e suas possíveis consequências implicarão numa redução de gastos com saúde pública, já que fatia considerável do orçamento destinado ao SUS é aplicada diretamente no salvamento, atendimento emergencial e na recuperação de pessoas que sofreram acidentes de trânsito.

A Programação completa das ações do Maio Amarelo organizadas pela SMMAS será divulgada nos próximos dias e poderá ser conferida nas redes oficiais da Prefeitura do Rio Grande.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.