NotíciasRio Grande

Maio Vermelho: saúde bucal realiza ação de prevenção e combate ao câncer de boca

A Secretaria da Saúde (SMS) do Rio Grande realiza no próximo dia 6 de maio o “Dia D”, dentro da 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Além de multivacinação (vacinas contra a Covid-19, Bivalente, gripe Influenza e outras do calendário de rotina), em dez Unidades de Saúde da Família serão realizadas ações de prevenção e combate ao câncer de boca. A atividade é alusiva à Campanha “Maio Vermelho”, que alerta para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal.

A ação será realizada das 8h às 16h e os usuários que forem às unidades de saúde poderão ser examinados pelos cirurgiões dentistas, e caso sejam diagnosticadas lesões potencialmente malignas em cavidade bucal, o paciente será encaminhado para realizar a biópsia.

Conforme o responsável pela Coordenadoria de Saúde Bucal da SMS, Daniel Branco, a  campanha Maio Vermelho busca alertar a população aos sinais de lesões na cavidade bucal e também a importância de identificar e diminuir a exposição aos fatores de risco como tabagismo, alcoolismo e exposição à radiação solar sem filtro solar.

Dia D Câncer Bucal em Rio Grande

A ação de prevenção acontecerá em nove unidades: UBSF Santa Rosa, UBSF Profilurb, UBSF Cidade de Águeda, UBSF São Miguel 2, UBSF Cassino, UBSF Aeroporto, UBSF Quinta, UBSF Povo Novo, UBSF Castelo Branco e UBSF Marluz.

Câncer de Boca

O câncer no Brasil é um problema de saúde pública e, desde 2003, as neoplasias malignas constituem-se na segunda causa de morte da população. O câncer de boca é uma dessas doenças, e inclui os lábios, língua e mucosas da cavidade oral, podendo afetar ossos, músculos e outros tecidos dessa região. Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que 15 mil novos casos de câncer de boca já foram registrados no Brasil, em 2023, sendo 580 no Rio Grande do Sul.

A doença é o quinto tumor mais frequente em homens, o décimo segundo em mulheres e ainda apresenta alta taxa de Mortalidade, apesar de o exame para identificar lesões suspeitas ser simples, podendo ser realizado por um profissional qualificado e de forma rotineira.

Como formas de prevenção ao câncer bucal estão: não fumar; evitar o consumo de bebidas alcoólicas; manter boa higiene bucal; e, usar preservativo na prática do sexo oral.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.