Mais de 100 pessoas recebem capacitação de docentes da Univates para atendimento psicológico às vítimas das cheias
Pessoas atuarão por toda a região afetada no Vale do Taquari
Voluntários, estudantes e professores dos cursos de Ciências da Vida da Universidade do Vale do Taquari – Univates, em parceria com a Rede de Apoio Psicossocial, a Secretaria Estadual de Saúde e a Universidade La Salle de Estrela estão realizando a capacitação de pessoas em primeiros socorros psicológicos às vítimas das cheias na região do Vale do Taquari. Esse grupo de voluntários já está atuando em diferentes pontos do Vale do Taquari. Milhares de pessoas na região estão em estado de sofrimento psicológico e experimentando trauma em razão dos desdobramentos da cheia.
Mais de 100 pessoas, entre estudantes da Univates, profissionais da saúde e assistência social, recebem capacitação da Universidade em parceria com a Rede de Apoio Psicossocial (RAP) para o primeiro atendimento psicológico às vítimas da enchente. Um grupo de mobilização para tratar do tema conta com mais de 300 participantes, coordenados por docentes da Univates e pela especialista Melissa Couto. As pessoas capacitadas atuam primeiramente em Lajeado e são multiplicadoras em cidades como Estrela, Cruzeiro do Sul e gradativamente ampliando o campo de atuação em cidades das partes altas do Vale do Taquari, como Encantado, Muçum, Arroio do Meio e Roca Sales. Os atendimentos serão realizados em forma de escalas.
A vice-reitora e pró-reitora de Ensino da Univates diz que “são dias de muito trabalho para todos. A Univates, como universidade comunitária, tem trabalhado de forma incansável. Esse evento tomou proporções que não imaginávamos. Nossa atuação tem ido na direção de prestar apoio psicológico e em saúde; e também na disponibilização da estrutura física da Universidade que está sendo usada pelas autoridades”.
Como ajudar
Profissionais da saúde, assistência social ou que tenham alguma liderança em comunidades das cidades afetadas podem buscar capacitação para atuação em situações de crise, emergências, desastres, perdas e, assim, atuar em favor da minimização do sofrimento dos envolvidos.
Os primeiros socorros psicológicos referem-se à intervenção psicológica no momento da crise, entendida como um apoio breve e imediato. O objetivo dos primeiros socorros psicológicos é restaurar o equilíbrio emocional, auxiliando as pessoas a tomar medidas concretas para lidar com a crise.
Interessados em atuar de forma voluntária podem contatar os e-mails da psicologia@univates.br e fisioterapia@univates.br.
Saiba mais
São cerca de 70 municípios atingidos pelas fortes chuvas e cheia de rios no RS. Aqueles que contabilizam os maiores estragos estão na região do Vale do Taquari. O Rio Taquari atingiu a sua segunda maior marca na história, com quase 30 metros em Lajeado – a maior dos últimos 80 anos. Até o momento são cerca de 40 óbitos, milhares de desalojados. Também dezenas de milhares de pessoas ficaram sem luz, água e internet na região ao longo da semana.
Assessoria de Imprensa Univates
Foto: Natália Nissen