NotíciasRio Grande

Mais de 2 mil estudantes retornam às aulas na FURG nesta segunda-feira (24)

Semestre inicia com uma vasta programação de atividades em todos os campi

Nesta segunda-feira, 24, a FURG aguarda a chegada de mais de 2 mil estudantes de graduação para o início das aulas presenciais do primeiro semestre letivo de 2025. Nesta primeira semana de aulas, calouros e veteranos poderão participar de uma vasta programação de atividades da Acolhida Cidadã, com ações de responsabilidade social, cidadania e interação entre a comunidade acadêmica.

De acordo com a pró-reitora de Graduação, Simone Freire, a Universidade vem se preparando cuidadosamente, ainda que com sérias restrições orçamentárias, para receber toda comunidade acadêmica da melhor maneira possível. “Estamos esperando todas essas pessoas, calouros e veteranos, para tecerem conosco o Ser FURG que nos atravessa permanentemente, conectando histórias e narrativas para construirmos juntos futuros possíveis. Damos as boas-vindas e desejamos a todos um ótimo ano letivo”, declara a professora.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis, André Lemes, destaca o anseio da Universidade em receber o calor da sua comunidade acadêmica, e deseja que tanto calouros quanto veteranos possam nutrir momentos de alegria e desenvolvimento pessoal neste semestre letivo. “Aqui vocês encontrarão um lugar acolhedor, repleto de pessoas que vão incentivar o seu desenvolvimento acadêmico e pessoal, e que também está a disposição para mediar situações e fornecer o devido apoio para garantir uma permanência qualificada no ambiente universitário”, pontua.

Benefícios estudantis

Além de apoiar as atividades de recepção da comunidade acadêmica para o início do semestre, a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) também é responsável por fornecer um conjunto de benefícios aos estudantes, possível por meio da política de assistência estudantil da FURG, envolvendo auxílios como moradia, alimentação, auxilio creche, além de outros benefícios específicos para estudantes indígenas e quilombolas.

“Para toda comunidade acadêmica, também oferecemos acompanhamento e apoio pedagógico, assim como outras atividades de bem-viver universitário que vão desde outorgas de grau, cultura e lazer até acompanhamento de estágios. Além disso, toda comunidade estudantil regularmente matriculada recebe o auxílio parcial no Restaurante Universitário, que faz com que o almoço e janta tanto nos RUs custe apenas três reais. Para isso, é necessário que os novos estudantes façam o cadastro biométrico na Prae”, completou o pró-reitor.

Sobre a Acolhida

Por meio de ações afirmativas e decisões estratégicas, a FURG busca oferecer um ambiente igualitário para que os estudantes possam desenvolver a vida acadêmica com segurança e em toda a sua diversidade. Em 2004, a Universidade proibiu o trote violento, e, em 2010, aprovou a Deliberação nº 164/2010 do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (Coepea), que concebeu o programa de Acolhida Cidadã.

Essa ideia trazia em sua gênese a realização de ações solidárias e respeitosas à dignidade e à boa convivência nos espaços sociais, dentro e fora do ambiente universitário, promovendo também atividades que fomentassem trocas entre estudantes, técnicos e professores, como a doação de material escolar e ações de monitoria, por exemplo. Hoje, 15 anos depois, a Acolhida é a forma tradicional de recepção de calouros e veteranos na FURG.

Com ações espalhadas em todos os campi, neste semestre, a Acolhida acontece de 24 de março a 4 de abril, envolvendo intervenções culturais, visitas, palestras, oficinas, apresentação de trabalhos, ações sociais e assim por diante. Confira a programação completa clicando aqui.

Secom FURG

Foto: Thuanny Cappellari/RIO GRANDE TEM

 

Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.