Mais de 500 famílias são beneficiadas pelo programa Segunda Água no sul do Estado
Instalação de cisternas e sistemas de irrigação garante manutenção de hortas e ampliação da renda dos produtores
Uma equipe da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) realizou, na última semana, a vistoria de propriedades de agricultores familiares beneficiados com a construção de açudes e instalação de kits de irrigação pelo programa Segunda Água em municípios da zona sul. Somente nessa região, são beneficiadas 515 famílias de agricultores familiares com açudes para piscicultura e açudes com sistema de irrigação.
Em Canguçu, vão ser 126 famílias beneficiadas, sendo 43 famílias com a construção de açudes para piscicultura e 83 com a construção de açudes e instalação de kit irrigação por gotejamento. No município, todos os açudes já foram construídos e, no momento, estão sendo instalados nas propriedades os kits de irrigação por gotejamento para uma área de até 1.000m².
A família da Jamila da Silva Santana e do Vagner Rosa, da comunidade Passo do Lourenço, no interior de Canguçu, já está utilizando a irrigação na horta da propriedade. “Agora, com a horta irrigada, pretendemos aumentar a produção de alface, repolho, couve, beterraba, alho, entre outras hortaliças, para vender e aumentar a renda, que hoje vem principalmente da produção do fumo”, diz Jamila.
“Em todas as visitas, é notável a alegria e motivação das famílias com a instalação dos materiais de irrigação nas suas hortas”, explica Jonas Wesz, responsável pelo programa na Seapdr.
Algumas famílias usam a irrigação para melhorar a horta para consumo próprio e muitas aumentam consideravelmente a área e a produção, principalmente de hortaliças, com objetivo de comercialização e aumento da renda.
Em São Lourenço do Sul, a construção de 38 açudes foi concluída no mês de agosto, e os kits de irrigação começam a ser instalados em 33 propriedades a partir dessa semana. Uma das famílias beneficiadas é a de Erasmo Quevedo, no Quilombo Monjolo. “Eu não tinha nenhum reservatório de água na minha propriedade de 2 hectares. Agora, com o açude, já posso comprar alevinos para iniciar a criação de peixes”, comemora Erasmo, acrescentando que, quando chegar o kit de irrigação, irá montar uma horta nova para produzir hortaliças para o consumo da família.
Participaram da vistoria nas propriedades Jonas Wesz, coordenador do Programa Segunda Água, Obiratan Silva, Diretor do Departamento de Agricultura Familiar e Agroindústria da Seapdr e o servidor Tiago Porto. A atividade foi acompanhada pela equipe técnica da Emater/RS-Ascar e pelo professor da UFPel, Leandro Aquino, que trabalha com tema de obras em terra na universidade.
A Emater é contratada de forma específica no convênio para um acompanhamento junto das famílias, atuando no projeto, acompanhamento das obras, instalação dos kits de irrigação, assistência técnica e capacitação dos agricultores familiares.
O Programa Segunda Água
O programa é resultado de um convênio firmado entre o Ministério da Cidadania e o Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Seapdr, que busca garantir acesso à água para produção no meio rural às populações em situação de vulnerabilidade social, promovendo segurança alimentar e hídrica por meio da construção de cisternas, microaçudes e instalação de pequenos sistemas de irrigação. Serão beneficiadas 2,7 mil famílias de 68 municípios gaúchos, com investimentos de R$ 26,2 milhões.
Ascom Seapdr
Foto: Divulgação/Seapdr